Submarino

Páginas

sábado, 23 de março de 2013

Yoani Sánchez

Eu prefiro sempre esperar a poeira baixar pra deixar minha opinião sobre o vento. E o vento que tem levantado muita poeira no momento se chama Yoani Sánchez. Ela é jornalista, blogueira e filóloga cubana nascida em Havana em 4 de setembro de 1975, escritora e editora de blog Generación Y, desde abril de 2007. Neste blog ela denuncia a situação social de Cuba e o cotidiano dos cidadãos cubanos. Seu blog não pode ser acessado por ela, que envia seus posts por e-mail ou telefone para pessoas que atualizam o blog de outros locais. O blog foi bloqueado desde março de 2008, sendo que, em Cuba, pouca gente conhece Yoani. Fidel chama seu blog de “imprensa neocolonialista da antiga metrópole espanhola que a premia”, referindo ao prêmio Ortega y Gasset que Yoani obteve.
Yoani teve o prédio onde mora vigiado pelo Governo em 2009, foi sequestrada e agredida em novembro do mesmo ano, e tem grande dificuldade em sair do país (como todo cubano).
Muita gente a critica, muito brasileiro recebeu Yoani com pedras nas mãos (é claro, moramos num país perfeito!) e muitos jornalistas chamam Yoani de sensacionalista e afirmam que ela cai em contradição ao falar do sequestro e da tortura de 25 minutos pela qual passou (deixa eu torturar você 25 minutos pra ver se você também não cai em contradição...). O Jornal do Brasil (grande mer...) afirma até que ela usa sites de trocas de seguidores pra aumentar a popularidade no twitter (e o michel teló não...) e não conseguiu provar a agressão sofrida no sequestro.
O jornalista francês Salim Lamranium (já perdeu a credibilidade) praticamente chamou Yoani de mentirosa em uma entrevista que ela concedeu a ele, na qual ele se preocupou apenas em enchê-la de perguntas sobre o sequestro, sem se importar em saber sobre o cotidiano vivido por ela, porque o imbecil afirma ser “especialista” em assuntos relacionados a Cuba.
Se os posts da Yoani são verdadeiros em sua totalidade ou não, eu não sei. Afinal, não moro em Cuba. Mas se seu blog incomoda tanto a ponto de o governo Cubano enviar agentes para vigiá-la, bloquear o acesso ao blog, perseguí-la e chama-la de “imprensa neocolonialista”, só isso já é um grande sinal de que há uma ferida aberta na qual Yoani está cutucando com força. Só pra lembrar, o blog de Yoani foi incluído na lista dos 25 melhores blogs do mundo pela CNN, e o jornal espanhol El País a incluiu na lista das cem personalidades hispano-americanas mais influentes do mundo em 2008 (Fidel e Raúl não estão na lista). A revista Time fez o mesmo, colocando-a junto a Hu Jintao e Dalai Lama.
O Salim se pergunta como Yoani pode ser influente se é desconhecida em seu próprio país... (dai-me paciência, Senhor) sem perceber que ela é desconhecida DEVIDO À DROGA DO BLOQUEIO QUE O GOVERNO CUBANO FEZ AO BLOG! PORRA SALIM! (Perdão, perdi a paciência com esse francês).
Mas o que quero saber mesmo é: PORQUE BRASILEIROS CRITICAM A YOANI??? AMAM CUBA? SÃO ESPECIALISTAS TAMBÉM? SÃO FÃS DO FIDEL? FILHOS BASTARDOS DO RAÚL? Não consigo entender. Querem tanto uma ditadura assim? Acho que o Brasil precisa mesmo, é a única maneira de acabar com essa cultura de merda que nem merece ser chamada de cultura, e tirar os brasileiros do comodismo em que estão. Ao menos a blogueira Yoani fala o que vive, e não age como a maioria dos brasileiros, que vivem de ilusão, dando o passo maior que a perna, vivendo de aparência e achando importante o país ser bom em futebol e samba, e ter fama de malandro. Dizemos: “Somos a sexta economia do mundo! Temos cadeira na ONU! Somos um país emergente!” Mas a verdade é: “SOMOS UM PAÍS ONDE A RIQUEZA ESTÁ NAS MÃOS DE UMA MINORIA, ONDE HÁ MILHÕES DE PESSOAS NA MISÉRIA, E OUTROS MILHÕES VIVENDO DE APARÊNCIA, VIVENDO UM PADRÃO DE VIDA QUE NÃO PODEM SUSTENTAR. SOFREMOS UMA GUERRA CIVIL QUE O GOVERNO NÃO QUER ENFRENTAR PORQUE RECEBE A SUA FATIA DO BOLO, SOMOS BONS EM FUTEBOL, MAS NÃO SABEMOS RESOLVER UMA EQUAÇÃO MATEMÁTICA, NÃO TEMOS OPINIÃO PRÓPRIA E NÃO SABEMOS PENSAR. SEXTA ECONOMIA DO MUNDO E OCTAGÉSIMO SEXTO NA EDUCAÇÃO...” Faltam Yoanis aqui, pra criticar o país, jogando a sujeira no ventilador e mostrando ao mundo a situação nacional. E os incomodados, que se mudem pra Cuba...
 

Nenhum comentário: