Submarino

Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

#365Livros - #Livro84 - OUTRAS DO ANALISTA DE BAGÉ



Outras do analista de Bagé
Luis Fernando Veríssimo

A imagem de um barbudo com cara de bronco e uma monocelha que faria o Monteiro Lobato ter pesadelos, vestindo toga e capelo, seria assustadora se não fosse cômica. Veríssimo segue a saga de um dos seus mais famosos personagens, uma das mais inteligentes críticas ao estilo espartano totalmente distorcido do gaúcho tradicionalista.
“SUA ESCOLA NA PSICANÁLISE: "Sou freudiano de carregar bandeirinha, mais ortodoxo do que rótulo de Maizena." SOBRE O FEMINISMO: "Toda mulher deve lutar pelos seus direitos, desde que não interfira nos serviços de casa." SOBRE A INFLUÊNCIA DA BOMBACHA NO MACHISMO GAÚCHO: "O gaúcho é o que é, porque a bombacha dava espaço. Uso bombacha até no consultório. Quando a ocasião é social uso as de enfeite do lado. Mas nada que brilhe, senão já é bichice. Pra apertar meus fundilhos, só mão de china..." SOBRE A SUA INFANCIA: "Normal. O que não aprendi no galpão, aprendi atrás do galpão." “SOBRE O REICH: "Esse tal de Reich, nem pra catá bosta. Reich, pra mim, é prenuncio de cuspida." SOBRE A SOCIEDADE PSICANALÍTICA DE BAGÉ: "Eles me consideram uma rês desgarrada, porque sou muito radical. Só não me expulsaram ainda porque querem me capar antes.”

Nenhum comentário: