Submarino

Páginas

terça-feira, 5 de março de 2013

Adiós, Chávez

Às 16h25 locais (17h55 de Brasília) desta terça-feira, dia 05 de março de 2013, faleceu Hugo Chávez, o presidente da Venezuela. Morreu aos 58 anos na capital Caracas.
 
Pessoas gritavam, o trânsito se tornou um caos, se ouviam buzinas  e cornetas, sem saber se isto significava desespero ou outro sentimento qualquer. A oposição levanta as mãos para o céu. Grande parte do povo teme pelo futuro. Não sei o que dizer de Chávez. Por alguns, considerado ditador. Por mim, considerado um perigoso líder armamentista com más intenções na América Latrina – perdão – Latina.
O vice-presidente Nicolás Maduro fala em conspiração americana contra o regime, e desestabilização do poder da Venezuela pelos americanos. Como se isso fosse novidade: Qual o país do mundo onde os Estados Unidos não se metem? Talvez na Rússia eles não se metam, porque sabem que os russos vão até o final se alguém apelar para a guerra. Você já ouviu falar em “Destruição Mútua Assegurada”? Se nunca ouviu falar, nem procure saber a respeito, pois vai ficar várias noites sem dormir...
 
O que mais me irrita sobre este fato não é a questão de Chávez ser ou não um ditador, afinal de contas, se era a vontade da maioria do povo ser governada por um ditador, o que nós, brasileiros, temos a ver com isso? Mas o que me irrita é a falta de noção e fingimento do governo brasileiro, que discordava em quase tudo de Chávez, e estava se armando até os dentes por sentir um certo “medinho” do ditador (concordo que o Exército Brasileiro precisa se equipar, mas não como se estivesse competindo com alguém) e agora vem se pronunciar afirmando que “...reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro”. Amigo do povo brasileiro? O que você andou bebendo, Dilma???
 
Obama, apesar do sentimento colonialista que ainda apresenta levemente (como todo presidente americano) ao menos foi sincero, dizendo que “Nesse momento desafiador da morte do presidente Hugo Chávez, os Estados Unidos reafirmam seu apoio ao povo venezuelano e seu interesse em construir um relacionamento construtivo..." e que “...os Estados Unidos estão interessados em começar um NOVO RELACIONAMENTO com a Venezuela APÓS  a morte do presidente Hugo Chávez”. Resumindo a intenção americana: QUEREMOS COLOCAR UM FANTOCHE NA PRESIDÊNCIA DA VENEZUELA E FAZER DESTE PAÍS MAIS UMA COLÔNIA AMERICANA.
 
 
Talvez não tenhamos o direito de criticar ou chamar Chávez de ditador, pois afinal de contas, um dos grandes “democratas” da história tornou-se sequestrador de seus desafetos, distribuindo seus prisioneiros pelas prisões secretas espalhadas no mundo, como Guantánamo, Abu Ghraib ou Camp Bucca,  invadindo países atrás de petróleo, alegando uma falsa democracia e civilização, e causando chacinas mundo afora, visando apenas aumento do poder econômico americano. Seu nome? George Walker Bush.
 
Adiós, comandante! Mais vale um ditador sincero morto que um democrata falso vivo.
 

Um comentário:

silvo disse...

Descanse en paz, saludos