Submarino

Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2013

#365Livros - #Livro88 - EVANGELHO DE JOÃO


(fonte da imagem: reflexaobiblica.spaceblog.com.br)


Evangelho de João

Toma-me, rendido estou,
Aos pés da cruz, me encontrei
O que tenho, Te entrego Ó Deus

Uma das coisas de que mais sinto falta da igreja católica, particularmente da fé católica, é, como me disse o próprio Marvin uma vez – acho que ele não vai lembrar – é da enorme reverência. A semana santa é o ápice da fé cristã, é o ápice da vida de Jesus, e em nenhum lugar este momento está tão explicitado como no evangelho de João.

Vem limpar as minhas mãos,
Purificar meu coração
Que eu ande em tudo que Tu tens pra mim

João era o discípulo que Jesus amava. Era um garoto quando teve a honra de conhecer Jesus e ser amigo dele, amigo de verdade. João era quase uma criança, e quando Cristo foi crucificado, entregou João aos cuidados de Sua Mãe, Maria, e a própria Maria aos cuidados de João. João e Maria – com o perdão do trocadilho – eram dependentes de Cristo em totalidade humana – João, como já disse, era um menino, e tinha em Jesus seu Mestre, seu irmão mais velho. Maria era só a mãe do Senhor. Você, se é pai e mãe, imagine testemunhar a morte lenta de seu filho, e terá uma ideia do sofrimento que esta Mulher sublime sentiu, sem jamais dar as costas ao seu Deus.

Meus momentos, e os dias meus
Meu respirar, e meu viver
Que sejam todos pra Ti Ó Deus

Cada evangelista tem seu estilo e suas peculiaridades. João evidenciou o amor de Deus, o amor de Jesus. É João que narra o milagre das bodas de Caná, onde Maria deu um empurrãozinho em seu filho. É João que narra com detalhes ácidos a morte de Jesus. Evangelista incisivo, direto, mas também, eu diria, carinhosos com seu leitor – aspecto mais visível nas cartas de João – o suposto autor do quarto evangelho e do maravilhoso livro do Apocalipse foi, segundo a tradição, o discípulo que não abandonou Jesus, o amigo que cuidou da Mãe do Senhor, o discípulo que encontrou em vida a santidade por excelência. João é meu evangelista preferido.

Minha vida dou, a Ti Senhor,
Rendido a Ti estou.
E pra sempre cantarei,
"Faz em mim o Teu querer"

A semana santa é o ápice da fé cristã. Esta fé se resume em crer que Jesus é o filho de Deus e venceu a morte, ele ressuscitou, vencendo-a. Ele viveu e está vivo de corpo e espírito. Nada me causa mais falta que esta reverência. Poder viver cada dia da semana santa, poder aspirar a quinta feira santa, véspera da morte do Senhor, e estar numa sintonia extrema com Ele. Queria que todo protestante pudesse sentir a Glória que é viver plenamente este dia, dedicá-lo a Jesus, a honrá-lo e honrar seu sacrifício. Não falo apenas de jejuns, que são vazios se forem feitos sem propósito, falo de reverência, meditação, oração, de um dia especial de vigília, não de atos ocos mas de atos de fé, pura e simples. Você deve fazer isso todo dia, posso ouvir. Sim, é claro que pode. É por isso que a sexta feira santa é tão especial, você só sabe se realmente vivê-la, recordar os passos do Senhor, lá no Evangelho de João, cada dia, cada instante, e absorver o que significou este sacrifício. Para que no glorioso domingo, possa dizer que Jesus sofreu, mas Ele venceu, Ele vive.
Eu fiz apenas uma reflexão do meu coração. Se você não é cristão, ou não crê em nada, deve ter odiado. Mas Jesus ama você, não importam dogmas ou crenças, a minha maior certeza é que Ele nos ama, e nos olha cada dia, e sentir a presença dEle, quase vendo-o, aqui, sentado em minha cama, ao meu lado, vendo-me escrever essas linhas, enquanto a minha gata dorme no sofá, e a pessoa que eu amo está do outro lado da cidade, longe de mim, e me faz muita falta, é algo tão maravilhoso que palavras humanas são insuficientes para descrever. Queria poder segurar em Suas mãos machucadas, Senhor, olhar humildemente em Seus olhos, ver que o Senhor se tornou humano como eu, sentiu fome, frio, medo, raiva, como eu, morreu por mim e me ama, me chama pelo meu nome e me aceita, com meus defeitos, meu erros, até com minha descrença, porque Seu amor é universal e divino. Obrigada, Jesus, por tudo.

Oh, oh oh oh, Eis me aqui, rendido estou
Oh, oh oh oh, Eu sou Teu e Tu és meu
Jesus...

Nenhum comentário: