Submarino

Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Jaime Lerner e a Acupuntura Urbana

Autor do livro “Acupuntura Urbana”, lançado pela Record em 2003, Jaime Lerner é reconhecido internacionalmente como planejador de cidades, e tem criado projetos focais, dentro do conceito de acupuntura urbana, como os que vêm realizando no Japão, no México, na República Dominicana, em Angola, no Uruguai e no Brasil, em Macaé, Niterói, Porto Alegre, Belo Horizonte e Florianópolis.

Em sua visão, as cidades do futuro não serão muito diferentes do que são hoje, como as cidades de hoje não são diferentes das cidades de trezentos anos atrás. O que precisa ser feito é a simplificação das estruturas. Para ele, o maior erro é separar as funções da cidade, como habitação, trabalho, recreação e circulação. Os guetos de gente pobre e gente rica, a separação das pessoas é um erro. Jaime compara as cidades a um casco de tartaruga. Se cortarmos o casco (morar em um lugar, trabalhar em outro local distante, e recrear em outro local mais distante ainda) estamos matando a tartaruga.

(foto: fabiocampana.com.br)

A cidade é uma estrutura humana, e quanto mais houver mistura de gente, mais humana ela será. O segredo é convivência, coexistência e tolerância. Grande exemplo disso é Curitiba, onde 80% da população vivem em um ambiente de vizinhança diversificada. Não só o transporte precisa ser integrado (táxis, ônibus, trens, metrôs e até bicicletas funcionando de maneira integrada, como um organismo) mas também precisa haver integração entre as pessoas. Não é à toa que Lerner abandonou a política no início de 2003 e dedicou-se unicamente a criar soluções para a urbanização. A solução para as cidades – afirma Lerner – é a sociodiversidade.

Nenhum comentário: