Submarino

Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Christopher Vogler - A Jornada do Escritor

NOVA FRONTEIRA, Rio de Janeiro, 2006
2a. Edição revista e ampliada
ISBN 852091764X
Brochura, 14 x 21 cm.
446 pág.  
Tradução e Prefácio de Ana Maria Machado.
Título original: The Writer's Journey
©1998 by Cristopher Vogler
AMPERSAND, Rio de Janeiro, 1992
1a. Edição
ISBN 858613502X
364 pág.

O que começou como um memorando interno da Disney acerca de como as idéias de Joseph Campbell podem ser usadas nas narrativas audiovisuais, transformou-se em um dos mais influentes livros sobre roteiros de todos os tempos. Indispensável para quem quiser entender o Monomito Campbelliano, a famosa Jornada do Herói e suas etapas. A segunda edição pode não ser tão bonita quanto a primeira - da Ampersand - mas traz o texto que Vogler revisou e ampliou em 1998.

"A Bíblia do roteirista de Hollywood. Indispensável para quem quiser compreender os mecanismos e os truques da dramaturgia do cinema americano." - Ruy Guerra
O livro A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler, busca enumerar ao leitor todas as etapas de construção de personagens e situações necessários para se escrever uma boa história. Para isso, o autor usa estruturas míticas bastante conhecidas como base para o seu roteiro de escrita.
O livro é dividido em três seções. A primeira descreve cada uma das personagens que são essenciais para qualquer tipo de história. A segunda propõe estágios ou situações primárias para que a narrativa tenha boa fluência até o final. Por fim, o epílogo faz um resumo da viagem e os apêndices usam a Jornada do Escritor para analisar roteiros de filmes de sucesso como Titanic, Guerra nas estrelas e Pulp Fiction — Tempo de violência.
Por mais que pareça um guia de roteiros, este livro não é como outros que se propõe a ser manuais. Porque Christopher Vogler não impõe um modelo engessado, mas propõe ao leitor que crie novos caminhos para a sua própria Jornada de Escritor. Com este objetivo, ao fim de cada capítulo há uma seção com perguntas para o pleno entendimento e aplicação dos conceitos utilizados por Vogler, a fim de que o escritor seja bem-sucedido em sua viagem que é escrever.
O autor explora a grande viagem da escrita - A Jornada do Escritor - "Um fascinante labirinto de mitos, sonhos, psicologia, dramaturgia, narrativa, misturados com a própria vida". Muitas das histórias que contamos hoje em dia têm relação com os antigos mitos, principalmente os mitos dos heróis.
Os personagens arquetípicos dos mitos fornecem a base da narrativa moderna, assim, a jornada do escritor é a jornada do herói, com suas provações até chegar à vitória final.
Neste livro o autor mapeia alguns padrões mitológicos e sugere matriz para a estrutura da narrativa moderna, principalmente para roteiros e filmes e vídeos.
Livro de sucesso nos Estados Unidos, será de grande ajuda para quem se interessa por escrever histórias e roteiros, além de ser instigante para qualquer público.
O livro busca enumerar ao leitor todas as etapas de construção de personagens e situações necessários para se escrever uma boa história.
Para isso, o autor usa estruturas míticas bastante conhecidas como base para o seu roteiro de escrita.
Por mais que pareça um guia de roteiros, este livro não é como outros que se propõe a ser manuais. Porque Christopher Vogler não impõe um modelo engessado, mas propõe ao leitor que crie novos caminhos para a sua própria Jornada de Escritor. Com este objetivo, ao fim de cada capítulo há uma seção com perguntas para o pleno entendimento e aplicação dos conceitos utilizados por Vogler, a fim de que o escritor seja bem-sucedido em sua viagem que é escrever.
CHRISTOPHER VOGLER já avaliou mais de 10.000 roteiros para grandes estúdios de cinema, incluindo Walt Disney, Warner Bros. e 20th Century Fox. Neste último, trabalhou como consultor de histórias, após ter avaliado roteiros de longa-metragens bem-sucedidos como A Bela e a Fera e O Rei Leão. A Jornada do Escritor já se tornou um best-seller em edições publicadas em cinco línguas.
ANA MARIA MACHADO é ganhadora do Prêmio Hans Christian Andersen (2001), considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil, a jornalista e escritora Ana Maria Machado é autora de mais de 100 títulos, alguns deles publicados em 17 países. Formada em Letras, lecionou na UFRJ e PUC. Durante a ditadura militar, exilou-se em Paris, onde cursou pós-graduação com Roland Barthes. Trabalhou na revista Elle, em Paris, na BBC de Londres e em vários jornais e revistas brasileiros. A partir de 1969, quando escrevia para a revista Recreio, ganhou destaque como autora com títulos como O menino que espiava para dentro, O Natal de Manuel, Mas que festa! e A maravilhosa ponte do meu irmão, todos publicados pela Nova Fronteira. Dez anos mais tarde, fundaria no Rio de Janeiro a Malasartes, primeira livraria brasileira dedicada exclusivamente a crianças e adolescentes. Também notabilizou-se pela sua produção de literatura para adultos, com o premiado A audácia dessa mulher (1999) e Texturas — sobre leituras e escritos (2001), seu mais recente livro pela Nova Fronteira. Ana Maria Machado vive no Rio de Janeiro.

(Textos extraídos da orelha, contra-capa, e da página da editora)

Nenhum comentário: