Submarino

Páginas

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Gestão versus Administração

Inovação, globalização, atualização, evolução. Todas estas palavras resumem o tempo em que vivemos. Empresas tornaram-se grandes corporações, ou companhias globais, numa luta eterna pela conquista do mercado mundial. E querem fazer de conta que oferecem um lugar excelente para seus funcionários, que agora são chamados de “colaboradores”. E nesta falsa evolução, os chefes se tornaram “gestores”, uma palavra mais leve para se ouvir. Gestão é usada como sinônimo de Administração. O problema é que “gestão” é uma palavra que nos atrasa cerca de 500 anos. Gestão vem de gesto, gesticulação. Gestor era aquele que apontava com o dedo indicador e ordenava:

“Coloque este fardo ali.” ou

“Você, venha aqui.”

Isto não é Administração do século XXI, é gestão do século XVI.

O gestor é o sujeito que permanece com uma mão no bolso e a outra fazendo gestos, fazendo sinais, dando ordens, sem realmente “por a mão na massa”. Gritando com os subordinados, dá murros na mesa, impondo a todos a sua condição de “diretor”...

Todas as palavras que referem-se à mão deveriam ser excluídas do ambiente da administração. O “gestor”, por exemplo, usa “indicadores” de produção, tentando “apontar” uma solução...

Administrar não é mandar, não é dirigir, não é ser “diretor” ou “dirigente”. Administrar é conhecer a real situação do seu ambiente, é delegar funções, é confiar nos seus colegas, é treiná-los e capacitá-los.

Na visão de Stephen Kanitz, se você pensa ser um “gestor”, “dirigente” ou “diretor”, cuidado: você está mostrando para todo mundo que acredita que administrar é dar ordens para subordinados. E você não merece a sua posição.


(baseado em um artigo de Stephen Kanitz)

Nenhum comentário: