Submarino

Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Al Ries, o mago do Marketing

Prometi, e hoje estou cumprindo a promessa: vou falar um pouco sobre Al Ries, o mago do marketing.  Ele é o fundador – junto com sua filha Laura Ries – de uma poderosa empresa de consultoria em publicidade, a Ries & Ries, em Atlanta. Ries se formou na DePauw University (Escola de Música e Artes Livres!!!) em 1950, e foi trabalhar no departamento de publicidade da General Electric, antes de fundar sua própria companhia, e tem em sua carteira de clientes grandes corporações, como a AT&T e a Intel.
Criador, junto com Jack Trout, do conceito de Posicionamento, Al Ries tem desenvolvido um profundo estudo sobre este campo da publicidade. Posicionamento é a técnica de criar uma imagem, uma identidade para um produto, serviço , marca ou empresa. Esta imagem deverá ocupar um espaço na mente do consumidor em determinado mercado. O posicionamento é a conquista da marca sobre a mente do consumidor em potencial, é uma decisão estratégica, com a finalidade de aumentar a percepção do cliente sobre o produto, serviço ou empresa em questão, tornando a marca inconfundível, global e sempre lembrada. Exemplo? Os arcos dourados do Mc Donald’s.
 
Ries também é autor do livro "The Fall of Advertising & The Rise of RP" (A Queda da Publicidade e o Ressurgimento das Relações Públicas), que escreveu junto com sua filha. O livro fala sobre a importância das relações públicas antes da publicidade, ou seja, conquistar clientes antes de expor um produto. O que mais gosto em sua teoria é ouvir ele afirmar que as empresas brasileiras não conseguem se posicionar lá fora porque não têm visão global, e, geralmente, seus nomes ou marcas não fazem sentido internacionalmente. Al Ries tem adaptado seu conceito de publicidade com o surgimento e domínio das redes sociais, e tem se antecipado a muitos acontecimentos que estão mudando o marketing mundialmente.

Nenhum comentário: