Submarino

Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

#365Livros - #Livro161 - O VENDEDOR DE HISTÓRIAS


O Vendedor de Histórias
Jostein Gaarder

“Lembro-me bem da primeira vez que alguns meninos tocaram a campainha e perguntaram se eu queria sair para brincar. As roupas deles estavam sujas, e um deles tinha um nariz ranhento. E lá estavam eles me perguntando se eu queria brincar de índio e caubói. Fingi estar com dor de barriga, ou dei alguma outra desculpa mais plausível. Não via sentido em brincar de índio e caubói em volta de automóveis e varais de charque. Era capaz de brincar muito melhor na minha própria imaginação, onde havia cavalos e machadinhas de guerra de verdade, rifles, arco-e-flechas, caubóis, caciques e feiticeiros. Eu podia ficar sentado na cozinha ou na sala de visitas e, sem erguer um dedo, encenar as batalhas mais pitorescas entre peles-vermelhas e caras pálidas. Eu estava sempre do lado dos índios. Hoje em dia está quase todo mundo do lado dos índios, mas agora é tarde demais”.


Essa pequena parte do livro já mostra a hiperatividade mental do personagem principal: Petter, um menino com grande imaginação, mas um pouco egocêntrico e solitário. Filho de pais divorciados, Petter fazia deveres de casa para outros, dava dicas e ideias para professores, e quando cresceu, passou a vender ideias para pessoas que queriam se tornar escritores famosos. O que Petter queria não era reconhecimento, queria apenas espalhar suas ideias pelo mundo. Mais uma lição para a vida, escrita por ninguém menos que Jostein Gaarder.

Nenhum comentário: