Submarino

Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

No meio dos espinhos...

A frase exposta acima não está lá a troco de deboche ou desconsideração. Ao contrário. Jose Alencar é um exemplo não só por sua história de vida, mas principalmente por esse jeito de ser. Mesmo na doença, tão severa, jamais abandonou o bom humor. Sempre respeitou e atendeu a imprensa, sempre com um sorriso no rosto, mesmo quando já sabia que sua vida estava cada vez mais perto do fim.
Digite seu nome no Google e encontre milhares de sites que falarão sua biografia, sua luta contra o câncer, sua carreira empresarial e política. Sim, esse homem era político, classe de seres humanos repugnante e miserável. Não me atentarei a expor sua vida, mas quero expor meu ponto de vista. Porque num meio tão cheio de asco, como o é a política brasileira, ver um político como um cidadão, uma pessoa tão normal, passível dos mesmos riscos e problemas como nós, “povo”, é uma honra. Sim, foi uma honra tê-lo como vice-presidente da nossa republica, e poder acompanhar ao menos de longe sua luta pela vida.
Não julgarei a conduta, a vida de José Alencar Gomes da Silva. Os erros que ele porventura tenha cometido em sua vida publica não se apagam. Alencar estava lá, no meio do mensalão, em pleno fogo cruzado, de uma forma ou outra, e ele é o principal culpado por livrar o ex-presidente Lula do processo de impeatchement. E a imprensa sempre aproveita esses momentos de morte para endeusar o falecido ou a falecida. Mas afirmo: Alencar merece todas as homenagens que recebeu, porque nunca se envolveu em grandes escândalos, porque nasceu pobre e teve tino, sabia bem o que queria, trabalhou muito, e sempre, e formou uma das maiores empresas desse país. Seu sucesso e sua riqueza são merecidos, até que me provem o contrario. E, claro, foi alguém que lutou 14 anos contra a morte, dando-lhe um cansaço, e não se abateu jamais. Como já disse, é fácil falar de alguém que acabou de falecer, mas eu sei que toda vez que eu desanimar, me lembrarei dele, assim como de varias pessoas que já vi, que lutaram contra uma doença muito grave, e não desanimaram, até o último suspiro. Saberei que, por mais que as coisas estejam difíceis, elas poderiam estar piores. E, que Deus me proteja, mas se algum dia passar por uma situação tão terrível assim, que Ele me de forças para resistir também, e lutar pela vida, sempre. Que o senhor José Alencar tenha seu merecido descanso, e à família e amigo, saibam que ele cumpriu seu papel, completou sua carreira, manteve sua honra, e gravou seu nome nesse país. E, também, ele merecia descansar.  

Nenhum comentário: