Submarino

Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Economia é ciência?

A economia é uma ciência? Caso seja, é uma ciência exata? Aplicada? Social? Suas experiências podem ser realizadas em um laboratório? Ou devem ser aplicadas à sociedade? Creio que a vida dos economistas deve ser meio entediante... Ou eles se divertem muito fazendo previsões que deixam investidores e homens de negócio em pânico, quando no final nada acontece. Há uma certa “piadinha interna” entre os economistas que diz que entre dois economistas há sempre três ou mais opiniões diferentes. Imagine dois colegas economistas almoçando em um restaurante. O primeiro diz: - Este restaurante poderia diminuir a quantidade de arroz e aumentar a variedade de carne, você não acha?
Não – responde o outro – isso causaria uma crise no mercado de cereais.
- Crise no mercado de cereais??? Por que?
- Porque se os restaurantes reduzirem a compra de arroz, teremos uma redução na curva de demanda. E o preço do arroz cairá. Com a queda do preço do arroz, os produtores começarão a produzir substitutos que paguem um preço mais atrativo, como soja, por exemplo, e eu odeio soja. Mas me fala: Qual tipo de carne você gostaria de comer aqui?
- Coelho.
- Coelho? Você está maluco? Além da crise no mercado de cereais, você quer causar agora um desequilíbrio na fronteira de possibilidade de produção de peles de coelho? Se os restaurantes começarem a comprar muita carne de coelho, o preço subirá. Os criadores de aves, por exemplo, deixarão de criar aves e passarão a criar coelhos, pois o mercado pagará melhor por carne de coelho devido ao aumento da demanda. Haverá muita pele de coelho por ai, o que representa um aumento na oferta de peles, com queda de preços no setor de vestuário. Isso causará uma bagunça... (e a conversa se estende longamente, com quedas de preço, destruição de mercados, revolta de produtores, baixa nas importações de carne...)
Na mesa ao lado, uma mãe pergunta ao filho: - Você já escolheu o que vai comer?
- Não sei, mamãe. Pergunta antes “praqueles” dois o que eu posso comer...
- Por que meu filho?
- Não quero destruir a economia do Brasil...

Nenhum comentário: