Submarino

Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

Não volte ao passado

É estranho voltar ao passado. Eu, particularmente, não só não gosto como me sinto mal. Esse ano eu voltei muito ao passado, e isso doeu bastante. Você olha para os seus erros e percebe como foi idiota, quanta asneira fez. Eu me sinto pesada, deprimida, machucada. Esse ano eu voltei muito ao passado. Seu ano de 2010 foi bom? Tomara. O meu foi péssimo. Perdi meu emprego, perdi meu juízo, e quase perdi minha vida. Mas ganhei a certeza de que tem alguém que me ama, que está ao meu lado incondicionalmente. Duas pessoas me apoiaram muito neste maldito ano. E eu aqui quero dizer a elas que as amo demais.

Esse negócio de ficar remoendo o passado é coisa de museu. Passado é bom nos livros de historia. O nosso nos serve para aprendermos com os erros, e não mais cometê-los. Mas o que passou passou, não adianta chorar o leite derramado. Não dá pra mudar o que passou. Às vezes, não dá para mudar nem o que está por vir. What? É, isso.
Todo mundo faz planos de fim de ano. Pois esse negócio de fazer planos de fim de ano é uma palhaçada. Em primeiro lugar, porque se você quer fazer um regime, economizar dinheiro, ler mais, fazer aquele passeio, ou seja lá o que for, não precisa esperar o ano mudar. Comece JÁ. Quer fazer regime? Corte seu chocolate AGORA. Quer ler um livro? Pegue-o. AGORA. Talvez você morra antes da virada de ano.
Em segundo lugar, porque o futuro não depende somente de nós. Todo mundo me diz que eu dependo de mim, eu preciso correr atrás dos meus sonhos, eu faço meu futuro, minha vida é minha, bla bla bla. Todo aquele papo de “o futuro depende de você”. Correto. O se futuro depende de você. Mas faltam três palavras nessa frase. O seu futuro depende de você e dos outros.
Ninguém vive sozinho. Às vezes seria bom – pelo menos para mim – viver numa bolha. Mas não é assim que funciona. As decisões das outras pessoas interferem diretamente na sua vida. Falo isso por experiência própria. Aconteceram muitas coisas para mim esse ano que me serviram para mostrar que não adianta fazer tudo certinho. Alguma coisa sempre vai empacar meu caminho. Não adianta querer realizar meus sonhos. Meus sonhos dependem dos outros. Graças à minha empresa, eu precisei pedir demissão. Não era esse meu plano, mas a decisão dos outros influenciou minha vida, e do dia para a noite eu passe de funcionaria federal a desempregada.
Às vezes não é culpa dos outros. Às vezes as pessoas fazem coisas que nem imaginam que vão prejudicá-las. É não é preciso se culpar por isso. Todos nós tomamos decisões erradas. Não adianta se culpar e não é preciso se culpar. Não existe culpa. Foi algo que foi decidido. Foi algo que aconteceu.
Às vezes é Deus, ou o Universo, ou a Vida, ou seja lá que nome você queira dar. Há onze anos atrás eu era uma criança de dez anos. Do outro lado da cidade vivia uma senhora viúva e seus dois filhos. Eu nem imaginava que ela existia. Ela morreu. Se ela estivesse viva hoje, minha vida poderia estar bem diferente. A vida de muitas pessoas poderia estar completamente diferente se ela estivesse viva. Ou não. Ou poderia estar pior. Mas ela morreu. Às vezes eu paro e me pergunto o que aconteceria se ela estivesse viva. E eu fico triste. Mas não adianta. Ela morreu. E provavelmente ela não quer que eu fique triste.
Portanto, seja lá o que for, alguma coisa que não depende de você sempre irá meter o pé na sua vida, às vezes para o bem, às vezes para o mal. Portanto, não dê muita bola para o futuro. Isso não significa que não vale a pena fazer o regime – pode ser que você viva mais cem anos. Viva, mas não seja escravo dela. Sonhe, mas não faça planos. Não leve tão a serio quando dizem que você pode tudo o que quiser. Você não pode. Eu não posso realizar meu maior sonho.
Eu só posso esperar. Enquanto espero, eu vivo. Leia, estude, use as taças de cristal e o vestido novo. Guarde dinheiro no banco, compre ações da bolsa. Mas não planeje o que fará daqui a cinco anos. Não vale a pena. Você vai sofrer. Acima de tudo, não volte ao passado. Você com certeza vai sofrer. Os erros são mais fortes do que as alegrias. Viva. Mas não leve a vida tão a sério. Você não vai sair vivo dela.

Feliz ano novo.

Nenhum comentário: