Submarino

Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Evite uma substância química perigosa

Vem crescendo a preocupação com uma substancia química chamada bisfenol A (BFA). Embora seja quase onipresente – está no revestimento das latas de alimentos e em muitos copos, garrafas e embalagens de plástico -, o FDA (órgão americano de regulamentação) aconselhou os consumidores a reduzir o contato com ela. Entre outros motivos para a preocupação, um novo estudo indica que homens com nível alto de BFA têm mais probabilidade de apresentar doença cardiovascular.
• Prefira as caixinhas
O BFA do revestimento das latas metálicas pode vazar nos alimentos e bebidas. Prefira sopa, massa de tomate, molhos e sucos em caixinhas ou garrafas; e frutas e hortaliças frescas em vez de enlatadas.
• Verifique os números
Recipientes plásticos marcados com os códigos de reciclagem 3 ou 7 podem conter BFA; os marcados com 1, 2, 4, 5, e 6 raramente contem.
• Jogue fora garrafas e mamadeiras velhas
A maioria dos fabricantes de mamadeiras plásticas e de garrafas d’água esportivas nos EUA pararam de usar BFA há mais de um ano. No Brasil, o BFA ainda é permitido pela ANVISA.
• Aqueça alimentos em vasilhas de vidro
A temperatura alta aumenta a liberação de BFA das embalagens. Por isso, é melhor usar vasilhas de vidro ou cerâmica no micro-ondas.


(Fonte: Seleções 05/2010, adaptado)

Um comentário:

silvo disse...

Para tenerlo en cuenta, buen día