Submarino

Páginas

sábado, 22 de janeiro de 2011

Campus Party 2011

Encerra-se hoje a Campus Party 2011, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. O evento, que começou nesta segunda-feira (17) não foi marcado apenas pelas novidades tecnológicas. Houve problemas com o credenciamento dos participantes, energia elétrica, internet e até alagamentos na área reservada ao público.
Os tão esperados “pais da internet", Al Gore e Tim Berners-Lee, apresentaram suas ideias sobre a rede aberta e o que ela pode beneficiar o ser humano e o meio ambiente. Mas foi a própria natureza que pregou uma peça na Campus Party: as fortes chuvas que caíram na cidade de São Paulo causaram um apagão de uma hora e meia. Até goteiras dentro da área destinada aos campuseiros foram encntradas. Mas o pior é que mesmo com a compra de novos geradores, a falta de energia voltou a aparecer até sexta-feira.

Um dos precursores da rede no mundo, Stephen Crocker, também fez parte da lista de destaques da Campus Party. Um dos desenvolvedores da Arpanet, o primeiro sistema de internet que existiu, explicou que “o começo de tudo foi criado por meio de experimentos e da necessidade de otimização do compartilhamento em um canto do departamento de defesa dos EUA”.
Já o diretor da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, que já participou diversas vezes do evento no Brasil e no mundo todo, apresentou um projeto tecnológico com foco social, o Caua Project. O principal objetivo da ideia de Maddog, segundo ele mesmo, é “introduzir a população de países em desenvolvimento, como o Brasil, na era digital”. A iniciativa introduz, dessa vez, o que deve seguir daqui para frente em novidades da rede.


 
Quatro Mil Barracas!!! (foto por IP Mac)


Neste sábado, último dia de palestras na Campus Party, ainda haverá palestras e prêmios para os participantes. Muito esperado pelo público, às 19h Steve Wozniak, ou iWoz, como também é conhecido, falará sobre uma das empresas mais bem sucedidas do mundo. Ao lado de Steve Jobs, ele fundou a Apple. E tudo nasceu em uma garagem. Nela, Wozniak e Jobs produziram aquele que seria o primeiro protótipo do Personal Computer, o Apple I.
A partir das 22h, o momento mais esperado de toda a edição: a entrega dos prêmios. Em todos os setores (área de Robótica, Modding, Desenvolvimento, entre outras) serão entregues prêmios aos participantes que se destacaram.

Em meio aos conflitos que ocorreram neste ano, uma coisa a Campus Party com certeza mostrou ao público. O evento está maior e tende a crescer ainda mais. Cada vez mais gente jovem adere ao orgulho “nerd” e comparece. Basta, agora, investir não apenas no crescimento do evento em si, mas também em segurança e infraestrutura para que nos próximos anos, a verdadeira notícia esteja na grandiosidade do evento.

(fonte: eBand - Jornalismo)

Um comentário:

silvo disse...

Hay otro Campus en Valencia cada año y si están creciierndo, buen fin de semana