Submarino

Páginas

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Uma crítica e um elogio

Crítica à matéria da Superinteressante de Agosto, que tentou explicar de maneira "científica" o desempenho brasileiro na copa do mundo desse ano. Apesar de 90%do país estar preocupado com essa perda de tempo, acredito que tal matéria fica fora de foco na revista. Embora muita coisa esteja ficando fora de foco na revista. Mas um elogio. Na seção (me perdoem se está escrito errado) Essencial, a revista fez uma boa matéria sobre a guerra DungaXGlobo. Expôs o essencial: as pessoas ficaram do lado do Dunga porque é muito fácil duvidar da imprensa, por culpa dela própria, que está, sim, cada vez mais parcial. Taí Globo e Record que não me deixa mentir. Como a própria revista salienta, a imprensa está sendo cada vez mais cobrada, com a ascensão em escala geométrica das mídias sociais na internet. Eu mesma sou uma "transmitidora" de informações e notícias, com esse blog. E, de fato, a imprensa deve ser cada vez mais cobrada, tamanho era seu poder de persuasão e monopólio de notícias. Esses monopólios precisam ser desconstruídos. E acredito que é justamente por essa questão de monopólio que a briga GloboXDunga alcançou níveis tão extremos. a rede Globo foi por muito tempo a soberana da imprensa televisiva, quando SBT corria de perto, mas sem alcançar, e Record passava longe. Era o tempo em que as novelas eram assunto nacional mais do que são hoje, muito mais. Imagine o inferno que era. Hoje as pessoas não são mais tão burras, ou não têm a oportunidade de ser. Trabalham o dia todo, e no trabalho têm acesso a um computador com muito mais facilidade do que a uma televisão. Estão mais críticas. O tempo da soberania da rede Globo ACABOU. Por isso tudo a imprensa - e não só ela - é tão cobrada, e mais ainda a emissora do Projac. Quanto maior a altura, maior a queda. Ser uma gigante da TV incita muitas pessoas a ficar contra ela. É o que acontece. Eu desconfio de tudo. Da imprensa, nem se fala, e mais ainda da Globo, que pra mim é um chorume, embora o chorume as vezes tenha utilidade, mas só as vezes. Desconfio até da revista que sou assinante, tanto que estou a um passo de cancelar essa assinatura. Eu mesma confio em apenas uma pessoa no mundo, e não sou eu. Por tudo isso, foi mais fácil ficar do lado do Dunga, que ao menos teve peito para enfrentar os hipócritas da rede Globo e dizer “Não, aqui quem manda sou eu.” 1 em 100 000 tem essa coragem.
Na verdade, dois elogios à Super: aqueles bebês lindos e fofos da capa e da matéria de capa... dá vontade de ser mãe...

Nenhum comentário: