Submarino

Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Oymyakon - a Geladeira Russa

Você acha que o inverno chegou na região abaixo do Equador? Você que mora na região sul do Brasil está reclamando das manhãs "frias"? Te convido a conhecer Oymyakon, uma típica cidadezinha russa que fica ao leste da Sibéria, às margens do rio Indigirka. Com 500 habitantes, a cidade já registrou - em 6 de fevereiro de 1933 - a temperatura de -67,7 ° Celsius!!!


Oymyakon nasceu de uma necessidade: dar amparo aos pastores de renas, que utilizam uma fonte de águas termais (irônico, não?) da região para aquecerem seus rebanhos. A vida é extremamente difícil, os habitantes alimentam-se de carne de cavalo e de rena, o solo é permanentemente congelado, e as escolas suspendem as aulas quando a temperatura está abaixo dos -50° Celsius (os russos merecem meu respeito). Em temperaturas abaixo de -50° Celsius, combustíveis e até a tinta de canetas esferográficas congelam... Se você jogar um copo de água para cima, verá a água congelar durante a queda!

Curiosamente, os verões têm temperaturas na média de 34° Celsius, o que permite obter alguns vegetais nesta época, mas a duração do verão é muito curta e, por incrível que pareça, os habitantes reclamam mais do verão que do inverno.

Abaixo, algumas fotos feitas pelo neozelandês Amos Chapple, que se aventurou pelo doce clima de Oymyakon.




Nenhum comentário: