Submarino

Páginas

quarta-feira, 30 de março de 2016

Batman vs Superman: A Origem da Justiça - Opinião (com spoilers)

Há exatamente um ano anunciamos aqui que haviam acabado as filmagens de "Batman vs Superman - A Origem da Justiça" e eu estava reclamando e criticando bastante o Batman de Ben Affleck... Uma das frases que eu citei foi "Por que não temos um Batman no estilo do game Arkham Origins?"


E foi exatamente o que vi ao me sentar na poltrona do cinema no último fim de semana: do início ao fim do filme um Batman agressivo, ágil e violento ao extremo, literalmente impondo o terror aos seus inimigos. Um Bruce Wayne perturbado pelo passado e preocupado com o futuro da humanidade devido aos "deuses que caem do céu". Um Bruce Wayne forjado pelos vinte anos de luta em Gotham, que corre de encontro ao desastre enquanto os seres humanos normais fogem na direção contrária. 
Um Batman disposto a enfrentar o homem mais forte do mundo, para proteger a Terra, mesmo que isso lhe custe a vida. Um Batman que provou que a técnica, a inteligência, a habilidade e a resistência sempre venceram a força. Mesmo sendo um herói sem poderes, demonstrou que será o líder da Liga da Justiça, pois é o mais capacitado para isso. Ben Affleck realmente levou a sério o recado do Cavaleiro das Trevas (abaixo) e interpretou bem o papel. Afinal, quem não levaria a sério?


Parabéns ao diretor Zack Snider, que mostrou referências e conhecimento de sobra em HQs e games: "O Cavaleiro das Trevas", "A Morte do Superman", "Injustice", "Batman Arkham Origins", "Batman Arkham Asylum", "Os Novos 52" e outros.

A Mulher Maravilha (que ao contrário do que dizem os críticos por aí, não precisa ter peito e bunda, somente força) convenceu, e sua foto encontrada nos arquivos do Lex explicou tudo. A cena em que após ser lançada longe pelo Apocalypse, ela sorri e volta ao ataque, mostra bem sua personalidade de guerreira filha de Zeus e Hipólita.


As referências ao Aquaman, Flash e Cyborg foram excelentes. E o Superman fez o que tinha que fazer: apanhou do começo ao fim e reconheceu a importância do Morcego de Gotham. No filme, o azulão é considerado por uns como um deus e por outros como um demônio, e subestimou o Batman ao tentar proibi-lo de agir. Nada mais justo que o Cavaleiro das Trevas o derrotasse e o fizesse lembrar de que ele não é um deus.
Até o Lex Luthor - que na minha opinião foi sendo construído como vilão durante o filme - me convenceu.

Aos que reclamam que faltou profundidade, por que mais profundo que a cena do Aquaman? (não podia perder a piada)...

Tenho pena dos que saíram do cinema reclamando que não entenderam... que haviam muitas referências aos quadrinhos (de onde foi que surgiram essas histórias mesmo???). Ouvi um jovem comentando "acabaram com minha infância, o Superman não era o herói mais forte do Universo?" Era e é o mais forte! Apenas não é astuto e inteligente como o Batman.

Ver o Batman lutando usando a bat-garra (como fiz muitas vezes no jogo "Arkham Origins") é sensacional. A expressão de pavor nos olhos dos inimigos, o medo e a violência, o terror que suas vítimas sentem - esse é o Batman que eu queria ver.


Deixando de lado a galera do mi mi mi e os marvetes - aos quais eu recomendo ver APENAS os filmes da Marvel, já que não conseguem entender a DC - parabéns aos atores, direção e produção. Vocês realizaram o sonho de milhões de fãs, que esperavam anos e anos por esse encontro e combate.

Recomendo a crítica do Almanaque Virtual, onde realmente se entende de HQs e filmes.

Desprezo totalmente a crítica do G1, onde ninguém entende de HQs e filmes.

E a música do Hans Zimmer? Sensacional como sempre!

Que venha a Liga da Justiça!

Nenhum comentário: