Submarino

Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

#365Livros - #Livro284 - OS MELHORES JOGOS DO MUNDO






Os melhores jogos do mundo

No longínquo ano de 1978, em uma época em que não existia Playstation nem Xbox nem Wii (acho que nem o Atari existia em 78), a Editora Abril lançou o livro Os melhores jogos do mundo, em uma edição de capa dura e 216 páginas de cultura. 26 anos depois, eu, em minha adolescência, visitava a biblioteca pública ao menos uma vez por semana, e era minha obrigação moral ler este livro, já que era proibido seu empréstimo para levar para casa, e assim eu gastava algumas horas lendo na biblioteca. Passaram-se mas 9 anos, e eu o encontro no sebo, e não resisto. O livro, como já disse, é de uma época em que as pessoas tinham prazer em jogar um bom jogo de tabuleiro, em que as crianças sabiam brincar de verdade, não eram escravas da televisão e da internet. Traz a história de mais de 80 jogos, desde os famosos xadrez, damas, gamão, até os desconhecidos Senet, Yoté, Hex, passando pelas singelas brincadeiras de criança, como amarelinha, pular corda, cama-de-gato (ah, que saudade....), entre vários outros – inclusive os wargames, os avós do Supremacia, War, e tantos outros jogos memoráveis. Um pouco da história, das regras, e da importância cultural desses jogos, oriundos de todos os cantos do mundo. Um deleite para curiosos e saudosistas.

Nenhum comentário: