Submarino

Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

#365Livros - #Livro288 - UM ESTUDO EM VERMELHO



Um estudo em vermelho
Arthur Conan Doyle

Sir Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu em 22 de maio de 1859, em Edimburgo – terra de J. K. Rowling – na Escócia. Além de escritor, Doyle era médico. Agnóstico durante metade de sua vida, uma de suas maiores influências foi Edgar Allan Poe. Foi desta fonte que nasceu o mais famoso detetive de todos os tempos (porque o maior e melhor é Poirot). Sherlock se tornou sinônimo da atividade detetivesca no imaginário popular. Sua ampla bibliografia de Holmes foi inaugurada por Um estudo em vermelho, a primeira aparição de Holmes. Um homem encontrado morto cercado de poças de sangue mas sem nenhum ferimento desafia a policia, e Holmes, cercado pelo seu fiel Watson, transforma a literatura policial com o raciocínio e a dedução. Além da influencia de Poe, Doyle inspirou-se em seu professor da faculdade, Joseph Bell, para dar vida ao detetive.
Doyle casou-se com Louisa "Touie" Hawkins, que faleceu de tuberculose ainda jovem. Durante o casamento, viveu um amor platônico por Jean Elizabeth Leckie, mas manteve-se fiel a Louisa, casando-se com Elizabeth após o falecimento de sua primeira esposa. Teve cinco filhos com Louisa e três com Elizabeh.
Após mortes de vários entes queridos, inclusive Louisa, Doyle entrou em profunda depressão, abandonou o agnosticismo e, como muitas pessoas, procurou conforto no Espiritismo, inclusive escrevendo várias obras relacionadas a essa corrente espiritual. Em 7 de julho de 1930, acompanhado de Elizabeth, Doyle faleceu de ataque cardíaco, deixando um imenso legado de sua genialidade e sua grande contribuição para a literatura policial.

Nenhum comentário: