Submarino

Páginas

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

#365Livros - #Livro248 - OS LIVROS DA MAGIA




(edição "definitiva" da Panini, maravilhosamente ilustrada por quatro desenhistas diferentes, cada um para um "livro")

Os livros da magia
Neil Gaiman

Quando as tsunamis invadiram a internet, questionando se Harry Potter seria um plágio de Os livros da Magia, o grande Neil Gaiman foi enfático: “Alguns idiotas processaram J.K. Rowling (ninguém os contou sobre os Livros da Magia, ou eles me processariam também). Não que eu esteja sugerindo que Tim Hunter seja igual a Harry Potter. Eu nunca acreditei que ela [J.K.] os tenha lido. Só estou dizendo que esses idiotas poderiam me processar também.” Segundo o Potterish, uma seguidora de Gaiman lhe mandou a seguinte mensagem, nessa ocasião: “Sempre considerei muita generosidade de sua parte não ter processado Rowling por plagiar os Livros da Magia”. E Gaiman foi certeiro: “Eu nunca achei que ela tenha plagiado”.
Tudo isso porque Os livros da Magia trazem um garoto de óculos e uma coruja no ombro, que é guiado por quatro grandes “magos” pelos reinos da Magia. Hoje, depois de ler Os livros da Magia (presente do Marvin, não tenho como lhe agradecer), posso dizer que as semelhanças entre a história de Gaiman e a de J.K. Rowling acabam aí. Muito mais sombrio e profundo – não que HP não seja – Gaiman trás uma reflexão marcante sobre a verdadeira magia do mundo, a capacidade de decisão do ser humano, em uma história impossível de deixar de lado sem a vontade de saber o que se passa na próxima página. Levado para desvendar o profundo universo dos Sonhos, do passado e do futuro, Tim Hunter, o adolescente que vivia em calmaria com seu skate, descobre que nosso mundo é só uma faceta do Universo, tal qual as dimensões citadas por Carl Sagan, nosso mundo “real” é apenas uma das dimensões que conseguimos enxergar. Tim tem quatro “tutores”, Estranho, John Constantine, Oculto e Mister Io, cada qual com seu estilo, sua personalidade, guiam Tim pelo desconhecido, enquanto impedem que o garoto seja assassinado.

Nenhum comentário: