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domingo, 1 de setembro de 2013

#365Livros - #Livro244 - PEDAGOGIA DO OPRIMIDO




Pedagogia do oprimido
Paulo Freire

Escrito em 1968, em seu exílio no Chile, e lançado no Brasil em 1974, após 6 anos de censura, Pedagogia do Oprimido inaugura a trilogia “Pedagogia” de Freire. Afinal, não importa a área do professor, ele é, por força da profissão, um pedagogo. Tido por algumas de minhas colegas como um livro “não tão bom quanto os outros dois”, este talvez seja o melhor livro de Freire, o mais profundo. Seu título já é uma pedrada, afinal, a opressão é algo que se vive todo dia, em uma sociedade que prendeu o ser humano na corrida dos ratos. A educação, que deveria constituir elemento libertador da opressão, muitas vezes se torna a própria opressora. Freire apresenta os conceitos da Ação educadora dialógica, através do qual somente o diálogo pode formar cidadãos conscientes, a educação, centrada no cotidiano do aluno, como enfatiza o método educacional de Freire, deve ser instrumento de libertação, libertação da “Educação bancária”, outro conceito de Freire, relacionado à educação opressora que por vezes se manifesta nas escolas. Com suas palavras fortes e claras, Freire enfatiza aquela verdade obvia, que enfatizou sua vida toda, mas que o Brasil recusou-se a aprender. Somente a educação a educação libertadora, transforma uma pessoa, um povo, em algo melhor.

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