Submarino

Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

ONU - Herói Brasileiro Comandará Operações no Congo

Um verdadeiro herói brasileiro (e não um idiota do big brother) foi convidado pela ONU para comandar a missão de paz no Congo. O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, 60 anos, foi convidado para comandar os 23,7 mil homens que irão para o Congo, com a missão de imposição de paz, através da intervenção no conflito. Este é o reconhecimento pelo excelente trabalho feito por este mesmo general e seus homens no Haiti entre 2006 e 2009, onde violentas regiões daquele país, como Cité Soleil, foram retomadas das mãos dos grupos armados que dominavam a região.
 
Santos Cruz é general de divisão, e atualmente integra a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência. Ele afirma que a situação no Congo é totalmente diferente do Haiti, e é preciso uma boa percepção dos problemas para que a missão tenha êxito.
 
O conflito no Congo teve início após o genocídio em Ruanda em 1994, e entre os anos de 1996 e 2003 já ocorreram 4 milhões de mortes. Vários grupos rebeldes dominaram áreas do país, sendo o mais forte deles o grupo 23 de Março, conhecido como M23, formado por ex-militares. Este grupo ataca a população, e comete abusos contra os direitos humanos, violência e exploração sexual e execuções sumárias. A força de intervenção da ONU contará com infantaria, artilharia e uma companhia de Forças Especiais. Contamos com o sucesso da equipe brasileira, se há alguma instituição no Brasil da qual ainda podemos nos orgulhar, é o Exército.
 
 
(foto por Logan Abassi/ONU)

Nenhum comentário: