Submarino

Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

#365Livros - #Livro101 - A GRANDE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO (Marvin)



A Grande História da Evolução
Richard Dawkins
Uma viagem ao passado, ao lado de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, fungos, plantas, criaturas microscópicas e outras espécies. Todos viajam juntamente ao encontro do primeiro ancestral, ao primeiro grão de areia da existência que pode ser considerado “vida”. Nada melhor que um trecho do livro para ambientar o leitor:
“Se, como o albergueiro que retorna, eu refletir sobre toda a peregrinação da qual penhoradamente fiz parte, minha reação é de um assombro arrebatador. Assombro não só com a prodigalidade de detalhes que vimos , mas também com o próprio fato de existirem tantos milhares em um planeta. O universo poderia facilmente ter permanecido sem vida e simples – apenas física e química, apenas o pó disperso da explosão cósmica que originou o tempo e o espaço. O fato de a vida ter evoluído a partir de quase nada cerca de 10 bilhões de anos depois de o universo ter evoluído a partir de quase nada - é tão espantoso que eu seria louco se tentasse fazer-lhe justiça pondo-o em palavras. E nem mesmo isso é o fim da questão. Não só a evolução aconteceu, mas acabou conduzindo a seres capazes de compreender o processo, e até compreender o processo pelo qual compreendem.
Essa peregrinação foi uma viagem, não só no sentido literal, mas no sentido da contracultura que conheci quando jovem na Califórnia dos anos 1960. […] Se é deslumbramento que você quer, o mundo real tem o máximo. Pense no cinto-de-vênus, nas águas-vivas migratórias e nos minúsculos arpões; pense no radar do ornitorrinco e no peixe elétrico, na larva da mutuca com aparente antevisão para prevenir-se contra rachaduras na lama; pense na sequoia, pense no pavão, na estrela-do-mar com sua força hidráulica encanada; pense nos ciclídios do Lago Vitória evoluindo não sabemos a quanta ordem de magnitude […] Não só a vida nesse planeta é deslumbrante e profundamente satisfatória, para todos aqueles cujos sentidos não foram embotados pela familiaridade, mas pelo próprio fato que evoluiu em nós a capacidade cerebral de compreender nossa gênese evolutiva redobra o deslumbramento e intensifica a satisfação”.
(p. 703)

Nenhum comentário: