Submarino

Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Falhas na educação

Acabei de ver uma reportagem onde uma diretora de RH reclamava da dificuldade em conseguir selecionar um bom candidato para trabalhar. O motivo? As pessoas que se apresentam interessadas nas vagas disponíveis, apesar de seus diplomas e supostas qualificações, não sabem mais escrever nem se expressar! Parece brincadeira.

A facilidade da internet, das redes sociais e dos corretores ortográficos tem facilitado o desenvolvimento da ignorância. As abreviações usadas no WhatsApp e nas redes sociais impedem as pessoas de pensar. A velha busca por palavras no dicionário acabou. Assim fica tudo mais fácil, só que essa facilidade nos impede de aprender!

Passamos muito tempo nas redes sociais, recebendo enxurradas de informações sem filtro, inúteis ou erradas na maioria das vezes, e não lemos mais, não estudamos mais. O bom e velho contato com o livro, com a escrita, com o dicionário, impediria a proliferação da ignorância.

Eu continuo lendo, continuo recorrendo ao dicionário e pretendo manter minha filha nesse caminho. Reclamamos muito do sistema educacional, mas muita coisa deve começar dentro de casa, e depende de nós mesmos.

ilustração: Ziraldo

Nenhum comentário: