Submarino

Páginas

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

A Recuperação do Brasil

Murilo Portugal, o presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) está afirmando que o Brasil sairá da crise neste último trimestre de 2016, e voltará a crescer em 2017. As melhoras no câmbio, nos juros e principalmente nos Credit Default Swap (CDS: uma espécie de seguro contra calotes) estão apontando a mudança.

O investimento melhorou, apesar da queda do PIB, e os bancos já têm seus planos de recuperação para 2017. A inadimplência está "aceitável" e a oferta de crédito voltará a crescer em 2017. A liquidez dos bancos brasileiros está acima das médias mundiais, e o país voltará aos trilhos da economia no próximo ano.

As regras do III Acordo de Basileia vieram em boa hora (2013). Ainda estamos na metade dos ajustes, mas a mudança tem auxiliado na resiliência do sistema econômico financeiro no Brasil. O novo acordo prioriza a gestão de crédito e risco, elevando a qualidade do capital, e planos de contingência para recuperação em momentos de crise. Os bancos brasileiros estão autorizados a "aumentar a espessura dos seus colchões". Aumentando as reservas, se protegem contra crises, e se os bancos estiverem protegidos o país também estará.

Se você quiser estudar mais a fundo, há AQUI um resumo do novo acordo, apontando as mudanças a serem implementadas.


Nenhum comentário: