Submarino

Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Limitados pela linguagem

Ludwig Joseph Johann Wittgenstein foi um filósofo austríaco que fez muitas contribuições nos campos da lógica, da filosofia da linguagem, filosofia da matemática e filosofia da mente. Em seus primeiros trabalhos, Wittgenstein afirma que os problemas filosóficos surgem de uma falta de compreensão da lógica da linguagem, pois toda pessoa está limitada pela linguagem (Tractatus Logico-Philosophicus)Wittgenstein é considerado um dos idealizadores da Virada Linguística (Linguistic Turn), um importante desenvolvimento da filosofia ocidental no século XX, estudando as relações entre filosofia e linguagem. 

O ser humano é limitado pela linguagem, e isso nos mostra a importância de saber usá-la. De acordo com os trabalhos de Wittgenstein, a linguagem é a única forma de apontar a realidade, explorar a realidade, e é também a única forma pela qual acessamos o pensamento, tanto nosso como de outras pessoas. No mundo atual onde poucas pessoas cultivam o bom hábito da leitura, a linguagem clara e concisa é raridade. No Brasil tem crescido o número do que chamo de analfabetos funcionais - as pessoas até conseguem ler, mas não compreendem o que leram. Se expressam muito mal e escrevem pior ainda. A alfabetização básica é apenas o começo, sem a compreensão a leitura torna-se inútil. 

Wittgenstein resumiu muito bem a questão ao afirmar que "os limites da minha linguagem são os limites do meu pensamento". Ler e compreender, interpretar, falar e escrever, se expressar: esse conjunto de talentos vale mais que diploma de faculdade.

Nenhum comentário: