Submarino

Páginas

sábado, 30 de julho de 2016

Corações de Ferro - Quando o Covarde Vence

Assisti o filme Corações de Ferro (Fury) há alguns meses. Não é novo, já data de  fevereiro de 2015. É um filme bom, que conta a história do sargento Wardaddy (Brad Pitt) e sua equipe, que operam um tanque Sherman em abril de 1945, na Segunda Guerra. Enfrentando as dificuldades e tentando chegar ao coração da Alemanha nazista, o sargento ainda precisa lidar com um sodado novato, sem experiência alguma. O filme é dirigido por David Ayer.

São poucos os filmes que nos deixam lições, e este filme me deixou uma, aprendi que nem sempre quem volta vivo da guerra é o herói. Vamos trazer isso para os dias atuais: Nem sempre quem vence na vida mereceu vencer. Nem sempre quem tem uma empresa de sucesso é gente boa. Nem sempre o vencedor chegou ali porque é competente. Na maioria das vezes, muitos soldados morrem para que o general seja elogiado por sua estratégia. Muita gente perde para que um ganhe. Muitos trabalhadores se cansam para que o gerente seja elogiado. Há muita gente boa e honesta que levanta cedo e trabalha, mas não vence, e há muitos covardes que voltam vivos da guerra diária.

Depois que vencemos, fica fácil apontar o dedo para quem não venceu. Depois que ficamos ricos, fica fácil dizer que os pobres são pobres porque querem. Acredito muito nas palavras de Chico Anysio: "O sucesso é um acidente de percurso (...), não humilhe ninguém, mantenha-se humilde, porque daqui a pouco você não sabe como será."

Nenhum comentário: