Submarino

Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2016

O Capital

Como bom capitalista rebelde e revoltado, li "O Capital", do mestre Karl Marx. É fato que o socialismo não funcionou. É fato que o capitalismo desenvolveu as indústrias e deu riqueza aos (alguns) homens. Mas é fato também que a pobreza e a miséria, a falta de oportunidade, a sujeição do trabalhador à máquina chamada indústria, tudo isso é fruto do capitalismo. 

Você já ouviu falar em mais-valia? Mais-valia é o real valor do seu trabalho, que você, provavelmente, nunca saberá. É esta mais-valia que enriquece o dono da indústria onde VOCÊ produz, o dono da loja onde VOCÊ vende, o dono do banco onde VOCÊ atende. Percebeu que é sempre VOCÊ? E por que não é VOCÊ quem fica rico? Pergunte a Marx, leia sua obra, e chore como eu...

"A ignorância é a mãe da indústria, como o é da superstição. O raciocínio e a imaginação estão sujeitos a errar, mas o hábito de mover o pé ou a mão não depende nem de um nem da outra. Por isso, as fábricas prosperam mais onde se requer menos inteligência, de modo que, não tendo necessidade de forças intelectuais, a fábrica pode ser considerada como uma máquina cujas peças são os seres humanos." (Ferguson)

" A divisão do trabalho, em sua forma capitalista, não é mais do que um método particular de produzir a mais-valia relativa, ou de fazer aumentar, às custas do operário, os lucros do capital - é o que chamam de riqueza nacional. Às custas do trabalhador desenvolve-se a força coletiva do trabalho em prol do capitalista. Criam-se novas condições para assegurar a dominação do capital sobre o trabalho. Essa forma de divisão do trabalho é uma fase necessária na formação econômica da sociedade, e um meio civilizado e refinado de exploração." (Marx)



Triste, não? Já comentei aqui que ainda vivemos numa espécie de feudalismo, só que mais "sofisticado". Muitos trabalham para manter a riqueza de poucos. E esses muitos são conquistados com migalhas, com uma casa alugada ou popular, um carro financiado em 60 meses, um celular de última geração, uma roupa "da moda", um churrasco aos domingos e algumas cervejas. Se cada pobre trabalhador descobrisse quanto vale realmente seu trabalho, mudaríamos o país, mas o ser humano é gado marcado, e a ignorância é uma bênção.

Nenhum comentário: