Submarino

Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2016

#366Acordes - Acorde #146 - MARCHA IMPERIAL

#146 – 25/05/16 – “Marcha Imperial”
Composição: John Williams

Douglas Adams foi um grande escritor e comediante britânico, autor de uma das maiores obras do mundo nerd, o nonsense e brilhante Guia do Mochileiro das Galáxias. É onde conhecemos Arthur Dent, seu amigo alienígena Ford Perfect, descobrimos o significado do 42, e, claro, conhecemos a inesgotável utilidade de uma toalha. Adams faleceu muito cedo, aos 49 anos, vítima de ataque cardíaco. Seus fãs procuraram uma maneira engraçada para homenageá-lo, já que Adams passou a vida toda nos divertindo. Nesse ponto, o Guia e outro ícone da história nerd se encontram.

Star Wars, especialmente nos dias atuais, dispensa apresentações. Ainda assim, há muita gente de paraquedas enfiada nos cinemas se dizendo fã da saga, mas não sabe diferenciar Tatooine de Dagobah. Enfim, o primeiro filme, o Episódio IV, foi lançado em 25 de maio de 1977, transformando a cultura pop cinematográfica para sempre. Unindo essas duas epopeias nerds, o dia 25 de maio transformou-se no Dia da Toalha, em referência ao item mais precioso de um mochileiro das galáxias, a Star Wars e a Douglas Adams.

Dia 25 de maio é dia de todo bom nerd carregar sua toalha com orgulho, e também é dia de rememorar uma das sagas mais legais da cultura pop. Star Wars povoa nosso imaginário com sua história rica, seus personagens inesquecíveis e sua trilha sonora fabulosa. Em O Império Contra Ataca, o segundo filme da trilogia clássica, Darth Vader cresce e mostra a que veio, e, para fazer jus a um dos maiores vilões do cinema, uma trilha sonora grandiosa foi composta pelo sensacional John Williams. São dele canções memoráveis de filmes como Superman (o clássico de 1978), Jurassic Park, Indiana Jones, Harry Potter e muitos mais. Para Star Wars, Williams compôs a aclamada Marcha Imperial. É difícil descrever a grandiosidade da canção, a eloquência de seus violinos e trombones, a facilidade com que a imagem mental de Vader se forma em nossas mentes nerds ao ouvir esse clássico do cinema mundial. Já interpretada por diversas orquestras ao redor do mundo, é uma canção certeira para um filme maravilhoso, um personagem inesquecível e um dia para se comemorar.






Nenhum comentário: