Submarino

Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Harper Lee nos deixou.

Em 1960 foi escrito o livro "O Sol é Para Todos" (To Kill a Mockingbird), que aborda de uma maneira tão humana e tão simples, mas ao mesmo tempo tão profunda e forte, a questão racial. O livro conta a história de Atticus Finch, um advogado que vive com seus filhos no sul dos Estados Unidos em 1930, tempo de dura segregação racial, e é admirado por seus filhos devido à sua justiça e humanidade. Atticus defende em juízo um negro, que está sendo acusado de estupro. O livro é narrado por sua filha Scout, que observa, admira e aprende com os exemplos de seu pai.
 
A autora, Nelle Harper Lee, nasceu em 28 de abril de 1926 no Alabama. Cresceu em sua cidade natal, Monroeville, e foi para Nova Iorque em 1949. Publicou "O Sol é Para Todos" e "Vá, Coloque um Vigia". Recebeu o prêmio Pulitzer por sua abordagem à questão racial, e seu livro vendeu mais de trinta milhões de cópias. Recebeu também a Medalha Presidencial da Liberdade, das mãos de George W. Bush. Após seu primeiro livro, Harper retirou-se da vida pública, e teve uma vida reclusa.

Não é possível descrever aqui a beleza de sua obra, é preciso ler. É preciso viver o dia a dia de Scout e sua família para entender, para ambientar-se, para sentir o que ela sentia, e sentir o ódio e desprezo que os brancos tinham pelos negros (infelizmente alguns ainda tem).
 
Harper Lee morreu aos 89 anos numa clínica para idosos em sua cidade natal, na sexta-feira, dia 19 de fevereiro deste ano. Mas sua lição permanece. Sua obra está aí para quem quiser ler, para quem quiser aprender algo bom e belo.
 
Descanse em paz, Nelle. Grande perda para nós.

(Imagem: istoe.com.br)

Nenhum comentário: