Submarino

Páginas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Vida é Bela - Uma Lição

Em 1997, surgiu o filme La Vita é Bella, um filme italiano dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. Com música de Nicola Piovani, fotografia de Torino Delli Colli, direção de arte e figurino de Danilo Donati e edição de Simona Paggiesta esta obra ganhou o Oscar nas categorias melhor filme estrangeiro, melhor ator protagonista e melhor trilha sonora. Não podemos esquecer a brilhante atuação de Giorgio Cantarini como o menino Giosué. 

Na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, o judeu Guido é enviado a um campo de concentração junto com seu filho Giosué, que é ainda uma criança. Guido é um homem simples, inteligente e bem humorado, que resolve com determinação e amor fazer com que seu filho acredite que eles estão participando de um jogo, evitando que o menino perceba os horrores da guerra e a terrível situação em que se encontram.

Abaixo há um trecho do filme, onde Guido traduz com bom humor ordens estritas dos nazistas, fazendo o menino divertir-se em meio a uma situação tão preocupante. O filme foi aclamado pela crítica, e além do Oscar, recebeu vários prêmios e foi indicado a muitos outros.

Nas palavras dos próprios críticos, "esta história oferece a possibilidade de esperança em face do horror inabalável." 

Nenhum comentário: