Submarino

Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

#10AnosDeNC - Decerto agora vai.................


Há 9 anos atrás, em abril de 2006, um programa que mudaria minha vida estreava na blogosfera brasileira, sem nenhuma pretensão de sucesso. Falo do meu querido Nerdcast, criação do gordo Alexandre Ottoni, e, posteriormente, upgradeado pelo outro gordo, o Deive Pazos. Sob as peculiares alcunhas de Jovem Nerd e Azaghâl, respectivamente, esses dois revolucionaram a maneira de fazer podcast no Brasil.

Não estou exagerando. Nove a cada dez pessoas que fazem podcast tem o Nerdcast como referência. Seu humor ácido e paradoxalmente nonsense, seu elenco afinadíssimo, suas temáticas variadas sem se tornarem vagas, são as principais características do NerdCast, que, em 2016, completará 10 ANOS DE EXISTÊNCIA!!!!!

Eu comecei a acompanhar o NC graças ao Sérgio, no longínquo e revolucionário (pelo menos para mim) ano de 2009, e nunca mais parei. Viciei nas pitadas exageradas de humor dos caras. Com o NC, aprendi sobre literatura, cinema, quadrinhos, história, aprendi também a nunca viajar de ônibus para o nordeste, a sempre ter uma bolinha com textura, a nunca ter uma berinjela no lugar da luminária, a tomar cuidado com operações de órgãos vestigiais, a não me meter de moto no meio do mato, a nunca puxar conversa com o Peréio, e, claro, se um dia tiver um filho, ensiná-lo a, depois do banho, não enxugar a cara com o mesmo lado da toalha onde ele enxugou as partes íntimas..... (entendedores entenderão)......

Lá em novembro de 2013, eu anunciei no blog um projeto que infelizmente não vingou, o #365NerdCasts, por simples falta de tempo. Agora, mais de cem Nerdcasts depois, quero retomar esta ideia e tentar levar a cabo esta homenagem. Em um ano, vamos tentar trazer um panorama da maioria dos episódios. Lembrar o que foi engraçado, o que foi aprendizado, lembrar o que os caras parecem querer esquecer, e também as mancadas, e foram tantas...... 

Não sou admiradora cega do Alexandre e do Deive, pelo contrário, eu e o Sérgio somos bem críticos, e sentimos muita falta do NC “roots”, que não existe mais. Não é mimimi nosso, as coisas mudam. Mas continuamos ouvindo o programa e dando muitas gargalhadas. Somente quero deixar bem claro que , por mais que admiremos os caras, não somos fãs xiitas deles. Para mim, a força do Nerdcast está no elenco. É claro que o Alexandre e o Deive são os pais do programa e a força motriz deles, mas são os amigos, o elenco, que dão o tempero e o humor na medida certa. Muitas vezes deixo de escutar um programa por causa de quem está lá, ou o contrário, escuto só por causa dos participantes.

Estou fazendo esse disclaimer para ninguém dizer que eu elogiei os caras pra caramba e depois fui criticar. Criticas construtivas são bem vindas sempre, e eu espero fazer as nossas da melhor forma possível. Até porque, apesar das mancadas, serão mais momentos memoráveis e inesquecíveis, senão o programa não seria tão especial para nós.

Então é isso, espero poder tocar o projeto #10AnosDeNerdCast até abril de 2016, e fazer uma retrospectiva muito legal. Vamos desenterrar desde os episódios mais antigos – aqueles que eles parecem detestar hoje e parecem fazer questão de que ninguém escute, mas eu escuto até hoje – até os mais recentes. Aguardem as próximas semanas. Até!!!!


Nenhum comentário: