(Imagem: diariodonordeste.verdesmares.com.br)
Na segunda-feira, 28/07/14, o Papa Francisco viajou até Caserta, cidade no sul da Itália, e, numa atitude histórica, tornou-se o primeiro papa a visitar uma igreja Pentecostal. Jorge Bergolio visitou a Igreja Evangélica da Reconciliação, e reuniu-se privadamente com o pastor Giovanni Traettino, amigo pessoal de Bergolio há vários anos.
Discursando para uma igreja lotada, Francisco pediu perdão pela perseguição católica ao Protestantismo, em particular ao Pentecostalismo.
"Eu sou o pastor dos católicos e peço o seu perdão por aqueles irmãos e
irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo Diabo".
"O Espírito Santo cria diversidade na igreja. A
diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade,
para que a igreja esteja unida na diversidade: (...) uma diversidade
reconciliadora".
"Não compreendo um cristão que está quieto, o cristão deve caminhar. Há
cristãos que caminham ao lado de Jesus, mas em alguns momentos não
caminham na presença de Jesus. Isto é porque são cristãos que confundem
caminhar com andar, são errantes".
Francisco e o pastor Giovanni Traettino.
(Imagem: g1.globo.com)
Francisco foi o primeiro líder da igreja Católica a dar um real passo de civilidade e compreensão, visitando uma igreja Pentecostal. O Pentecostalismo é um ramo do Protestantismo, surgido no início do século XX, defendendo a experiência direta com Deus através do Pentecostes - a vinda do espírito santo à Virgem Maria e os apóstolos, narrada nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos. É a corrente que deu origem às maiores igrejas evangélicas do Brasil, as Pentecostais e as Neo-Pentecostais. A Assembleia de Deus é a maior igreja pentecostal do Brasil e do mundo, com mais de 12 milhões de membros no Brasil e 66 milhões no mundo.
Jorge Bergolio volta e meia me surpreende com seus gestos, suas palavras e suas ideias. Me anima e me dá um pouco de esperança no Cristianismo.
(Imagem: g1.globo.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário