Submarino

Páginas

sábado, 2 de agosto de 2014

Papa Francisco visita igreja Pentecostal na Itália


(Imagem: diariodonordeste.verdesmares.com.br)

Na segunda-feira, 28/07/14, o Papa Francisco viajou até Caserta, cidade no sul da Itália, e, numa atitude histórica, tornou-se o primeiro papa a visitar uma igreja Pentecostal. Jorge Bergolio visitou a Igreja Evangélica da Reconciliação, e reuniu-se privadamente com o pastor Giovanni Traettino, amigo pessoal de Bergolio há vários anos.

Discursando para uma igreja lotada, Francisco pediu perdão pela perseguição católica ao Protestantismo, em particular ao Pentecostalismo.

"Eu sou o pastor dos católicos e peço o seu perdão por aqueles irmãos e irmãs católicos que não compreenderam e foram tentados pelo Diabo".

"O Espírito Santo cria diversidade na igreja. A diversidade é bela, mas o próprio Espírito Santo também cria unidade, para que a igreja esteja unida na diversidade: (...) uma diversidade reconciliadora".

"Não compreendo um cristão que está quieto, o cristão deve caminhar. Há cristãos que caminham ao lado de Jesus, mas em alguns momentos não caminham na presença de Jesus. Isto é porque são cristãos que confundem caminhar com andar, são errantes".

Sobre o impacto da visita: "Alguém vai se surpreender: 'O papa foi visitar os evangélicos?', Mas ele foi ver seus irmãos".


 
Francisco e o pastor Giovanni Traettino.  
(Imagem: g1.globo.com) 
                                                 

Francisco foi o primeiro líder da igreja Católica a dar um real passo de civilidade e compreensão, visitando uma igreja Pentecostal. O Pentecostalismo é um ramo do Protestantismo, surgido no início do século XX, defendendo a experiência direta com Deus através do Pentecostes - a vinda do espírito santo à Virgem Maria e os apóstolos, narrada nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos. É a corrente que deu origem às maiores igrejas evangélicas do Brasil, as Pentecostais e as Neo-Pentecostais. A Assembleia de Deus é a maior igreja pentecostal do Brasil e do mundo, com mais de 12 milhões de membros no Brasil e 66 milhões no mundo.

Jorge Bergolio volta e meia me surpreende com seus gestos, suas palavras e suas ideias. Me anima e me dá um pouco de esperança no Cristianismo.


                                                              (Imagem: g1.globo.com)

Nenhum comentário: