Submarino

Páginas

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Ebola - o Perigo da Epidemia Mundial

A OMS afirmou que o surto de Ebola que está assolando a África Ocidental vai precisar de meses de vigilância internacional. A Nigéria é o terceiro país a declarar estado de emergência por causa do vírus, depois de Serra Leoa e Libéria.

O surto teve início em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri, região de fronteira entre Libéria e Serra Leoa, e até agora, o problema tem crescido de maneira que a OMS não tem como controlar. A mobilidade internacional é o maior problema.

O médico Kent Brantly, americano que trabalhava no Oeste da Africa, foi infectado, mas já apresenta melhoras.
A missionária congolesa Chantal Pascaline, que trabalhava na Libéria, contraiu o vírus e veio a falecer no sábado, dia 09 de agosto, no Hospital São José de Monróvia.

Nas duas últimas semanas, a Organização Médicos sem Fronteiras (MSF) já tratou mais de 70 pessoas no leste de Serra Leoa, mas a preocupação são os casos escondidos, e a organização espera a conscientização da população, para que haja possibilidade de controlar o problema.



A doença, conhecida como Febre Hemorrágica Ebola, é provocada pelo vírus Ebola (nome de um rio na República Democrática do Congo), e seus sintomas tem início aproximadamente duas semanas após a infecção: febre, dores musculares, dores na garganta e cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, insuficiência hepática e renal. Em fase mais avançada, também é possível haver casos de hemorragia.

A propagação se dá quando uma pessoa entra em contato com o sangue ou fluidos corporais de outro ser humano ou animal infectado, como os macacos ou morcegos. Não existe tratamento específico, e a doença possui elevada taxa de mortalidade – 90%.

A única forma de prevenção é a higiene pessoal e evitar o contato com secreções corporais de um infectado. A quarentena das áreas onde a doença já se espalhou tem se mostrado eficaz no controle e na redução da velocidade de propagação do vírus.


O vírus foi descoberto em 1976 pela equipe de Guido Van Der Groen, chefe do Laboratório de Microbiologia do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica.

Nenhum comentário: