Submarino

Páginas

terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Terrorismo Merece Resposta

O jornalista americano James Foley foi sequestrado em novembro de 2012 por jihadistas de um movimento islâmico, o ISIS (Islamic State in Iraq and Syria). Em novembro de 2013 a família do jornalista recebeu uma mensagem dos sequestradores, que exigiam 100 milhões de euros para libertar Foley.
Infelizmente, no dia 19 de agosto, foi publicado o vídeo onde o jornalista se despede de sua família, acusa o governo americano por suas ações no Iraque e é decapitado em seguida por um carrasco britânico (sim, há cidadãos britânicos e americanos apoiando os terroristas).

(bandeira do ISIS)

Os EUA haviam enviado uma força tarefa à Síria para libertar Foley e outros jornalistas no começo de julho, mas a operação falhou, pois o comando enganou-se quanto à localização do ataque, e os reféns não foram encontrados.

O grupo conhecido como Estado Islâmico pretende criar um estado sunita na fronteira do Iraque com a Síria. Geralmente os sunitas são moderados e conservadores na interpretação de suas leis, mas estes sunitas tem se mostrado radicais e violentos, desde o fim do governo sunita no Iraque com a invasão americana. Com a queda de Saddam Hussein, subiu ao poder um governo xiita apoiado pelos EUA, despertando o ódio do grupo sunita.

(militantes do ISIS)

O grupo ISIS já escolheu um califa (sucessor de Maomé) como líder do futuro estado islâmico: Abu Bakr al-Bagdadi, nascido em 1971, participante da insurreição do Iraque pouco após a invasão americana, tende a tornar-se um dos nomes mais influentes do jihadismo. Sua influência é tanta que há milhares de jihadistas sunitas vindo de todas as partes do Oriente Médio, da Europa e outros locais do mundo para unir-se a ele contra os “infiéis”.

(Foley antes da execução)

Decisão difícil a ser tomada pelo presidente Obama, mas esperamos que as próximas operações contra os terroristas tenham êxito, pois o mundo está abalado com a execução de James Foley, e o terrorismo merece resposta.

Nenhum comentário: