Submarino

Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Guerra e Paz

                    Israel ataca ativistas. O mundo contra os judeus. Estados Unidos de boca fechada. Inglaterra exigindo a saída imediata dos israelitas da faixa de Gaza (esquecendo que um dia a Inglaterra foi imperialista ao extremo, e não anexou outros planetas ao seu território porque isso era impossível). Onde isso vai parar?
                    O problema não vem de agora, não é de hoje. Não é apenas uma simples guerra por território. É um ódio mortal, algo que nasceu há milhares de anos e vem sendo alimentado por gerações. Se olharmos do ponto de vista de Israel, eles tem sua razão. Se olharmos do ponto de vista dos palestinos, eles tambem tem sua razão. Nenhum povo é melhor que outro. Nenhuma nação merece algo melhor que a outra. E ninguem está de mãos limpas a ponto de julgar qualquer um dos envolvidos. Isso só será resolvido quando um povo respeitar a soberania do outro. E isso será difícil. O termo "Guerra Santa" vem sendo usado há muito tempo pelos árabes, pelos islamitas, pelos muçulmanos. É um grito de guerra, é um apelo ao povo árabe pela defesa da liberdade. E o que mais incomoda os árabes é o apoio dos EUA a certas decisões de Israel.
                    Os EUA tem essa "mania" de invadir e destruir outros países alegando "levar a democracia e a liberdade a esses povos". Fazem a mesma coisa que o Império Romano fazia quando dominava outros povos porque eram "bárbaros". Os EUA esquecem a Guerra Fria que, do meu ponto de vista, dura até hoje. Esquecem as mais de cem intervenções militares em outros países (até no Brasil) por motivos comerciais. Por mais diferente e influente que Obama seja, a trajetória histórica dos EUA não proporciona moral nenhuma para lhe dar o direito de passar "sermões" em outros países por suas atitudes (talvez ele descobriu isso e por isso está calado). Talvez o problema entre Israel e Palestina não tenha solução. Talvez a paz ainda demore. Mas uma coisa eu sei, não se conquista a paz com mais guerra.

Nenhum comentário: