Submarino

Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Síndrome de Guillain-Barré. Você já ouviu falar?

Está é uma síndrome na qual o organismo do portador da doença se auto ataca, produzindo anticorpos contra a bainha de mielina, a camada que envolve as células nervosas. A sindrome de Guillain-Barre causa, principalmente, paralisia nos membros, inferiores, superiores, ou ambos, embora haja tratamento para recuperação. Se diagnosticada e tratada tardiamente pode levar a morte. O que as pessoas podem não saber é que essa doença pode ser causada por vacinação, principalmente contra gripe.
Em outubro do ano anterior, a revista Super Interessante publicou uma matéria sobre a relação dessa síndrome com a vacinação contra a gripe suína. Quero deixar claro aqui que não estou sendo contra a vacinação. Não apenas a vacina da gripe H1N1, mas qualquer vacina pode causar esta síndrome, no entanto as vacinações existem há decadas, sendo indispensaveis para nossa sociedade. Essa é uma síndrome rara e sua ocasião por vacinação, mais rara ainda. Quero apenas deixar um alerta: QUALQUER VACINA, PARTICULARMENTE CONTRA A GRIPE, PODEM CAUSAR A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ. Na decadá de 60-70 houve um surto da gripe suína nos EUA, e a população foi maciçamente vacinada. No mesmo periodo, houve um surto da síndrome. Não foi comprovada qualquer relação entre a vacinação  a doença. O virus sofreu mutações nesses anos, e a vacina também é produzida, hoje, de maneira diferente.
Vacinem-se. Eu me vacinarei ainda essa semana. No entanto saibam que esse risco é mínimo, mas enquanto existe, deve ser considerado. A doença pode ser tratada. Se possível, conversem com algum profissional sobre o assunto. Tenham conhecimento, mas não deixem de cuidar da sua saúde para evitar algo que tem chances minimas de acontecer.
Deixo aqui o link para a pagina da Wiki sobre a síndrome:
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Guillain-Barr%C3%A9

Um comentário:

Anônimo disse...

Puxa! Isso eles não informam à população. Todos deveriam saber disso e saber tambem mais sobre o gra de risco.

Artur Lima - SP capital