Submarino

Páginas

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Acidente com a Esquadrilha da Fumaça em Lages

               A comemoração dos 68 anos do Aeroclube de Lages chegou ao fim com o acidente que interrompeu a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, que ocorria na tarde de hoje no Aeroporto Federal de Lages, às 17:00 horas. A equipe era composta por sete aviões Tucano. Uma manobra mal sucedida foi a causa da queda de um destes aviões. O piloto não sobreviveu. A Aeronáutica já iniciou as investigações. Esta informação foi confirmada pelo comandante Klaus Klinger, do Aeroclube de Lages, e pelo Cb Israel Rodrigues Santos, que estava no local. Era o vôo de despedida do capitão da Esquadrilha da Fumaça, que ao realizar uma manobra acabou provavelmente perdendo o controle da aeronave. De acordo com o Cb. Israel, num loop, mesmo os pilotos mais experientes sofrem um microdesmaio devido ao desequilíbrio sofrido pelo cérebro, e neste curto espaço de tempo o piloto pode ter perdido o controle da aeronave (hipótese). Quando o piloto percebeu que havia perdido o controle, ele desviou o avião (que ia em direção à platéia) e acabou caindo próximo à entrada da pista. Outra hipótese foi falha do motor.
Nota Oficial da Aeronáutica:
"O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (02/04/2010), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira - mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça - sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lages (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.

Fotos e vídeos:










2 comentários:

Raphael S. Martins disse...

Assisti pela televisão o acidente ocorrido, e lamento muito pelo fato ocorrido. Sou apaixonado por aeronaves e fã da esquadrilha da fumaça desde os 7 anos de idade. Moro aqui perto do ” NInho das Águias ” cidade de Pirassununga, sou natural de campinas e acompanho as apresentações da EDA aqui pela região. Já ouvi falar do piloto Anderson e pesquisava sempre sobre os pilotos, realmente é uma lástima, estou muito triste e peço a DEUS que conforte os corações dos familiares, amigos e de todos os que acompanham a EDA, principalmente que DEUS guarde a vida e abençoe cada apresentação da esquadrilha da fumaça, pois são pilotos corajosos. Um grande abraço à todos e estejamos orando a DEUS.

Marvin (Sérgio Rodrigues) disse...

É, a vida de um piloto é muito interessante, mas tem um alto risco de morte. Acidentes com aviões são quase sempre fatais. Lamentamos muito a morte deste brasileiro.