Submarino

Páginas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Só Temos (realmente) 150 Amigos no Orkut

                    O Orkut ainda é uma rede social muito ativa, mesmo sendo chamada de ultrapassada por usuários do twiter e linkedin. Na realidade, pra quem busca uma carreira, e está voltado mais para o lado profissional, o linkedin é a melhor opção. Mas se tratando de amizade e comunidades variadas, o orkut está ai.
                    Mas o que fazer com aquela turma que se intitula "amigos"? Será que damos conta de nos comunicar com todos eles? Os tão sonhados Mil amigos, ou até mais, nós realmente damos conta de todos eles? Damos atenção a todos eles, nos mantemos atualizados aos seus perfis e lemos todos seus recados? É claro que não, creio que ninguem em sã consciência vai afirmar que se relaciona ativamente com todos, a não ser que passe vinte e quatro horas do dia na frente da tela.
                     E a ciência prova que isso é verdade. Um estudo realizado na Inglaterra aponta que o limite de amigos em redes sociais que o cérebro consegue dar conta é 150.
                    Robin Dunbar, antropólogo da Universidade de Oxford, é o responsável pelo estudo. Dunbar utilizou informações coletadas em 1990. Ainda não existiam sites de relacionamento, mas nós já tínhamos cérebro – pelo menos a maioria.
                   Então, essa história de mil amigos é pura autoafirmação. Não adianta, os realmente considerados por nós são poucos. Melhor ter uns 100 amigos, mas lembrar de todos (o que já não é fácil) do que ter alguns milhares e abandoná-los na escuridão virtual.





Nenhum comentário: