Submarino

Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

Aos Tiagos do Mundo   (Wanessa Potter)



                    “Quem é sábio e inteligente entre vocês? Pois então, mostre com a boa conduta que suas ações são de uma sabedoria humilde.”
(Tiago 3:13)

                    Eu conheço uma cara que é amigo de um amigo meu (e eu espero que um dia torne-se meu amigo também). Seu nome é Tiago e o vi apenas uma vez, e confesso, a primeira impressão que tive dele não era das melhores. Mas me enganei...
De acordo com o meu amigo, aquele que é amigo do Tiago, o rapaz não era tão apegado aos livros, aos estudos, e algo aconteceu em sua vida, que lhe tornou um rapaz dedicado e mais inteligente ainda. Onde quero chegar com este texto duvidoso? Há mais um grande questionamento de minha mente: é possível mudar a personalidade de uma pessoa?
                    Talvez a mudança pela qual o Tiago passou não seja tão grande assim, mas eu vivo um momento em minha vida que eu preciso rever minhas atitudes, e minha própria maneira de pensar. E será que é possível alterar olhares, maneiras de ver o mundo que você carrega há... 20 anos?
Talvez o segredo seja o meio termo, um poder tão grande que o mundo não conhece seu valor. Talvez não seja possível alterar personalidades, mas seja, sim, possível suavizar características potencialmente negativas.
                    Meu amigo comentou comigo que o Tiago não lia costumeiramente. Hoje ele lê, estuda, quer fazer um concurso. Provavelmente o miolo do Tiago, ou seja, sua personalidade, não foi alterada, apenas uma característica foi modificada. O fato é que quando uma pessoa tem força de vontade, ela pode, sim, aprender. Coisas que ela nunca fez na vida, ou pensou que precisaria fazer. A necessidade cria a oportunidade. Talvez meu caso seja mais complexo, preciso mudar coisas negativas que estão arraigadas em meu ser, mas acredito que posso mudar, devo mudar porque é pelo meu bem. Quando sua maneira de se ver e de ver o mundo te prejudica, é porque é uma visão torta e errônea. Precisa ser alterada.
                    Aos Tiagos do mundo, aqueles que cresceram com bons conselhos, que aprenderam com a vida e que souberam ser humildes para encontrar inteligência, os meus parabéns. Àqueles que infelizmente não cresceram, que vivem mergulhados no erro, que estão errados e não querem mudar, e que infelizmente arrastam pessoas em sua má conduta, e às vezes arrastam inocentes, apenas um recado:

“Velho Inocêncio, Inocêncio velho
Teu vazio já não me espanta...
Velho Inocêncio, Inocêncio velho,
Só se colhe o que se planta.”
(Zeca Alves)


Wanessa Potter

Nenhum comentário: