Submarino

Páginas

domingo, 24 de janeiro de 2010

China versus Google

                    Ataque à "nuvem" de informação do Gmail veio da China!!! E o pior, nessa "nuvem" estão suas informações, minhas informações, nossas informações!!! Dá pra ver agora como tudo é tão frágil, como o próprio nome diz, uma nuvem... pode virar chuva a qualquer instante, e no caso da China, não será uma simples chuvinha, mas uma tempestade de problemas. O caso ganhou novos contornos de filme de espionagem depois que a Reuters publicou uma nota, que revela que o ataque contra as contas do Gmail aconteceu graças à ajuda de funcionários internos da Google China. O que ajuda a explicar em parte o motivo da reação tão radical da Google, de ameaçar sair do país, após aceitar durante anos as imposições do governo chinês para que censure os resultados das buscas do Google em sua versão local.
                    Outro motivo da reação é que o ataque ameçou o alicerce dos negócios da Google, o cloud computing. Ou seja, antes de tudo, os crackers não atacaram contas de emails de ativistas de Direitos Humanos, mas sim um dos principais conceitos nos quais a Google está apoiada, além da publicidade online, que é a ideia de “computação nas nuvens”.
                    O ataque, claro, arranhou a imagem de seguridade e deu pano para manga para quem é contra o cloud computing. É um dos efeitos colaterais. É tão seguro assim deixarmos tantos dados cruciais nas “nuvens”?
                    Daqui para frente, além de colocar um ponto final nesta história, um dos próximos desafios da Google será provar ainda mais que a “nuvem” é segura. Não é à toa que logo após o anúncio de que aconteceu o ataque, a empresa de busca reforçou a segurança do Gmail.

Nenhum comentário: