Submarino

Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Quem se aposentará?

Você sabia que há trabalhadores braçais em regiões pouco desenvolvidas do Brasil, vivendo miseravelmente, com vários dependentes, que dificilmente chegarão aos 65 anos de idade? Mas o Governo Temer finge não saber, e considera toda essa gente dispensável. 

Talvez se todo mundo trabalhasse como os políticos "trabalham", nossa expectativa de vida seria bem maior e poderíamos usufruir de nossa aposentadoria por alguns anos.

Você sabia que os cortadores de cana começam a trabalhar antes dos 14 anos e cortam em média 10 toneladas de cana por dia? Sem falar dos serventes da construção civil, dos trabalhadores braçais em fazendas, dos mineiros produzindo carvão.

Os trabalhadores são enganados todos os dias. A mão de obra em excesso causada pelo desemprego nos torna reféns dos empregadores. Benefícios são cortados, qualidade de vida existe apenas num quadro pendurado atrás da mesa do chefe, os valores que a empresa apregoa não são postos em prática. Mesmo assim, se soubéssemos que após anos de trabalho poderíamos descansar, aproveitar o restante de nossas vidas em paz e com uma salário justo, ainda seria suportável. Mas agora até mesmo esse direito nos será negado.

O Governo está generalizando, está novamente desprezando quem realmente faz a riqueza desta nação. Há economistas e especialistas afirmando que o rombo na Previdência não existe. Não há déficit, não há falta de recursos. O que está acontecendo é o desvio de recursos da Previdência para pagamentos de dívidas públicas ou quem sabe algo pior.

O Brasil pode crescer, pode se desenvolver, pode enriquecer mais ainda, mas a riqueza do país continuará nas mãos de uma pequena parcela da classe alta que não sabe o que é enfrentar um dia sob o sol escaldante produzindo a riqueza deste país.

Nenhum comentário: