Submarino

Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Parabéns, proletários!

Proletários, assim são chamados os que dependem de seu salário para sua subsistência, ou seja, a maioria dos seres humanos que vivem no mundo capitalista.
Não vou relatar a origem do dia do trabalho, ou o porque da escolha desta data, mas quero comentar sobre o pensamento original de Marx, e seu verdadeiro ideal, que foram deturpados por pessoas com intenções mesquinhas.

O socialismo de Marx não era a imposição de uma ideia, mas um longo período de transição pelo qual a sociedade deveria passar para alcançar o comunismo. A mente dos trabalhadores precisava mudar. Pensamos da maneira que os poderosos querem. Você já parou pra pensar que a riqueza da companhia, empresa, indústria ou comércio onde você trabalha é produzida por você? Já percebeu que a riqueza do seu chefe, ou dos acionistas da empresa, é fruto do SEU esforço? E é apenas quando percebemos isso que conseguimos ver como somos mal remunerados, e nosso trabalho é comprado por um preço muito aquém do que realmente vale. Todo o lucro adquirido sobre o que você produz é a "mais-valia", o valor que você não vê, o pagamento que você não recebe.

O objetivo de Marx era fazer com que os trabalhadores percebessem isso, e se tornassem a nova força dominante. O poder de produção nas mãos do proletariado, que aprenderia a transformar a sociedade e transformar-se a si mesmo, acabando com a luta de classes. Com o passar do tempo, e com este aprendizado, chegaria o dia em que o próprio Estado Político seria desnecessário, bastando apenas um Estado Administrativo, e a nova sociedade comunista teria uma perfeita distribuição de riqueza, onde uma classe única e unida teria nas mãos os recursos necessários para seu próprio desenvolvimento social.

Infelizmente as ideias de Marx foram distorcidas e mal aplicadas, resultando numa sociedade oprimida e com medo. Eu costumo dizer que as ideias socialistas não deram certo porque foram aplicadas por capitalistas enrustidos, que viram no comunismo um bom negócio.

O capitalismo nos oprime de uma maneira quase imperceptível, nos tornando gado marcado, nos fazendo acreditar que uma casa financiada em trinta anos e um carro financiado em cinco anos são sinônimo de uma vida produtiva.
Levantar cedo, trabalhar o dia todo, cumprir horário, dar graças a Deus pela chegada do fim de semana, e começar a reclamar domingo à noite: esta é a vida "produtiva" do trabalhador brasileiro, que teima em viver de aparência e ostentação, e não entende que é escravo do sistema, um idiota a mais com contas a pagar pelo resto da vida, comprando o que não precisa para pagar com o que não tem, sem perceber que até as suas necessidades básicas, como moradia, se tornam alvo de negócio dos poderosos, arrancando-lhe o mísero salário mês após mês em financiamentos intermináveis. Quando abriremos os olhos? Feliz 1º de Maio.

Nenhum comentário: