Se existe alguém que
entende de cadeia de fornecimento, este alguém se chama Michael Dell. Ele
começou montando computadores com peças compradas por catálogo, no seu quarto,
na Universidade do Texas. Até que um dia seu colega de quarto o expulsou devido
à bagunça eletrônica permanente no quarto. Dell, então, mudou-se para um local maior,
e continuou seus projetos. Criou a Dell Computer, e em maio de 1998 viu as
ações de seu empreendimento subirem 26.900 %, ultrapassando o crescimento de
gigantes como Intel, Microsoft, Coca-Cola, Disney e Cisco Systems!
Atualmente,
a Dell Computer recebe pedidos de estações de trabalho por telefone ou pela
internet, e começa a construir a máquina em seguida. O pedido é despachado no
máximo em 24 horas. Não há estoques de produtos, nem distribuidores e nem
varejistas. O produto sai da fábrica diretamente para as mãos do consumidor.
Como isso funciona? Simples: A empresa utiliza um controle quase perfeito de
compras de componentes, vendendo tudo o que compra. Quando um cliente recusa ou
desiste do pedido, a Dell baixa o preço, para que o computador seja vendido de
qualquer forma, e não haja estoque. Consegue bons preços dos fornecedores, e compra
sempre produtos com a tecnologia mais recente, pois estes têm vida mais longa
na mão do cliente. Assim, mantém os custos baixos e a qualidade do produto
alta. A vitória da Dell é a derrota dos concorrentes, pois todos os demais
grandes fabricantes de computadores possuem ESTOQUES. Imagina o desespero de
quem tinha em estoque milhares de processadores Pentium quando a Intel lançou o
Pentium II, fazendo o preço dos velhos Pentium despencar, tornando todo o
estoque obsoleto.
(foto - divulgação)
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