Submarino

Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

#365Livros - #Livro54 - O REI DO INVERNO




O Rei do Inverno
Bernard Cornwell

Cornwell! Um dos maiores escritores da atualidade, especializou-se na Inglaterra da Idade Média. Quando Marvin me falava sobre O Rei do Inverno, eu tinha medo de não gostar. Mas isso é impossível. Não conheço nenhum autor que descreva tão bem e tão realisticamente uma batalha como Cornwell. Talvez o Marvin.
O rei do Inverno é a primeira parte das Crônicas de Artur. Cornwell escreve sua versão da historia, mas sem fugir do contexto histórico e dos poucos fatos da época.
[...] Relata o nascimento de Mordred, neto do grande Rei Uther, o Pendragon da Britânia. Arthur, que nunca foi rei, mas sim filho bastardo de Uther e poderoso general da Britânia, surge para manter seu povo unido contra os saxões, e tornar-se, junto com Derfel (o narrador do livro), protetor do bebê Mordred. Quando o sonho de Arthur – de ver unida a Britânia – está tornando-se realidade, ele comete um grave erro, desistindo do casamento com Ceinwyn, filha do rei Gorfyddyd, trocando-a por Guinevere. Então surge uma grande guerra interna, pois Gorfyddyd jura a morte de Arthur, e o rei Gundleus, da Silúria, tenta matar Mordred para destruir o herdeiro do trono da Dumnonia. Com o druida Merlin desaparecido, o herdeiro do trono da Dumnonia ameaçado, e um poderoso rei caçando Arthur, a Britânia se vê distante do sonho de unir-se e derrotar os invasores saxões [...]” (Marvin).

Nenhum comentário: