Submarino

Páginas

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Snoopy

Snoopy surgiu numa tira de 4 de Outubro de 1950. Schulz originalmente ia chamar o cão de “Sniffy“, até que descobriu que esse nome já era usado noutra tirinha. Snoopy foi durante dois anos uma figura silenciosa, agindo como um cão real (caminhava sobre as quatro patas). Mas, em 19 de Outubro de 1952, ele verbalizou os seus pensamentos aos leitores pela primeira vez através de balões.

Snoopy é um cão extrovertido que vive muitas situações interessantes. A maior parte delas não são reais, mas sonhos que fazem parte do seu mundo de fantasia, que surge quando Snoopy dorme no telhado de sua casa. Muitos dos momentos memoráveis dos “Peanuts” ocorreram durante esses sonhos. O contraste entre a existência de Snoopy no mundo dos sonhos e de Charlie Brown no mundo real é o centro do humor e da filosofia de Peanuts.

Um dos primeiros desenvolvimentos do personagem de Snoopy foi a sua tendência para dormir no telhado da sua casa, em vez de dentro dela. Depois, Snoopy passou a andar apenas com duas pernas como um humano. Isso rapidamente se tornou tão comum que quase não se notou quando Snoopy começou a revelar uma variedade de alter egos. A personalidade mais notável é a do piloto da Primeira Guerra Mundial. Para compor esta faceta, ele põe os seus óculos de aviador, o seu capacete e voa no seu Sopwith Camel (na verdade, a sua casa), lutando contra Manfred Von Richthofen, o Barão Vermelho (que aparece indiretamente representado pelas balas que atingem a sua casa).

Snoopy também se torna “Joe Cool” quando põe os óculos de sol e se encosta na parede sem fazer nada. Ele tem também uma personalidade em que é um escritor famoso, um advogado (que uma vez defendeu Peter Rabbit), um jogador de hóckei no gelo, um patinador olímpico (patinando com Sonja Henie), o “Beagle Solitário” (o primeiro cão a voar sozinho sobre o Atlântico) e também o primeiro astronauta a chegar à Lua.

Fora do seu mundo de fantasia, ele é o shortstop na pequena equipe de baseball do Charlie Brown (e também o melhor jogador, quase batendo o recorde de Babe Ruth de 714 home runs antes de Hank Aaron), e até tinha um Van Gogh, mais tarde substituido por um Andrew Wyeth depois de a sua primeira casa ter incendiado. Snoopy é também um “escoteiro beagle” (Beagle Scout), a versão dos “Peanuts” do “EagleScout” e é o líder de uma tropa que é constituida pelo Woodstock e por outros pássaros seus amigos. Outras personalidades que Snoopy apresenta são: o “Flashbeagle”, o “Vulture”, e o “Legionário Estrangeiro”.

A exceção do seu dono, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é o pequeno pássaro amarelo Woodstock, que apenas “fala” em marcas de apóstrofe. O seu arquiinimigo (além de Manfred vonRichthofen) é o invisivel “Gato Estúpido da Porta ao Lado” (também chamado “Terceira Guerra Mundial”). De fato, Snoopy não gosta de gatos em geral, e afirma que eles são “as ervas daninhas no relvado da vida” (the crab grass on the lawn of life) e ficando ofendido com a expressão “gatos e cães”, insistindo que o correto deve ser “cães e gatos”.

Charlie Brown é o dono do Snoopy (embora este pareça ser um cão perdido que Charlie Brown e os seus amigos adotaram, ou vice-versa).
Por um tempo, em 1977, Snoopy ficou prometido a uma cadela que o abandonou no altar. Ele a conheceu enquanto guardava a casa da Peppermint Patty. Mas, a cachorrinha fugiu com o irmão do Snoopy, o Spike. Esta história foi adaptada à animação com o nome: “Snoopy vai casar” (Snoopy’s Getting Married).

Snoopy odeia doces de coco e bolachas, tem claustrofobia, e tem um medo mortal dos pedaços de gelo que balançam em cima da sua casa, que é muito maior por dentro do que o que parece por fora (o sotão é suficientemente grande para ter uma piscina, alguns quadros famosos e uma TV). Snoopy é bilingue, pois compreende um pouco de francês. A sua comida de cão chama-se “Para Cães que Voaram na Primeira Guerra Mundial e Compreendem um Pouco de Francês”. Ele fracassou no seu curso de geometria, que era sua desculpa para não poder seguir o curso de golfe. Snoopy tem também a sua própria dança, que se chama a Dança do Snoopy (Snoopy dance).

Inteligente e sutil ,o humor de Snoopy já conquistou milhares de fãs em todo o mundo. As tiras de Charlie Brown e sua turma nos ensinam lições do dia-a-dia com um delicioso sorriso que encanta crianças e adultos, há várias gerações. Sempre com uma mensagem muito pessoal a todos os leitores, levando-os a viver ao mesmo tempo a inocência perdida com o final da infância e a profundidade de um estudioso da alma humana, as tiras de Snoopy arrancam sentimentos e emoções que sequer imaginávamos possuir.

(fontes:meumundoquadrado.blogspot.com & http://www.todamulher.com.br/)

Um comentário:

silvo disse...

Muy interesante, Snoopy genial, saludos