Submarino

Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Ação de Graças

Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra – Estados Unidos – eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.
O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono deste ano. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outros alimentos incluidos neste cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.
Por muitos anos o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal apenas em alguns estados americanos, como Nova Iorque, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.
Em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal. À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Dia de Ação de Graças. Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas as quintas-feiras – a da terceira e a da quarta semana de novembro – como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional.
O Thanksgiving Day é celebrado nos EUA com grandes desfiles de rua e partidas de jogos de futebol americano. As pessoas dedicam esse tempo para passar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares, reunindo-se em igrejas para orações e cultos.
O dia de Ação de Graças foi festejado no Canadá pela primeira vez em 1872. Em 1879, foi reconhecido pelo parlamento do país como feriado nacional. Em 1957, o governo canadense instituiu a segunda segunda-feira de outubro como dia de Ação de Graças.
No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 78V1SK, de 17 de agosto de 1949. Em 1966, a lei 5110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro, como nos EUA. Esta data é comemorada geralmente por famílias de origem americana e igrejas cristãs.
Fonte: pt.wikipedia.org

Desfiles de Dia de Ação de Graças

Ficheiro:Our (Almost Traditional) Thanksgiving Dinner.jpg
Mesa típica de um jantar de Ação de Graças

Nenhum comentário: