Submarino

Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Curso Técnico, Faculdade Convencional ou EAD?

                    Há anos vem se discutindo sobre a formação de profissionais em cursos técnicos.
                     Um profissional que participa de um curso técnico consegue ingressar no mercado de trabalho em tempo mais curto que um profissional que faz, por exemplo, um curso de bacharelado. Isso se pelo motivo de que em aproximadamente 18 meses o profissional técnico recebe um diploma de formação, possibilitando atuar nela, diferentemente do outro profissional que precisará de 48 meses ou mais para formar-se.
                     Em alguns casos, os cursos de graduação tornaram-se cursos totalmente dispersivos, perdendo completamente o foco e com isso deixando de dar uma formação adequada ao profissional, diferentemente da maioria dos cursos técnicos, que por serem de curta duração, precisam de foco para possibilitar o profissional o preparo necessário para atuar na área.
                    Uma pesquisa recente, realizada pelo Centro Paula Souza, ligada ao Estado de São Paulo, aponta que a empregabilidade dos alunos formados em escolas técnicas é de 73%, excelente. Além disso, a remuneração média aumentou 22% em relação à pesquisa anterior. Esses dados só enfatizam que a profissão técnica ainda é valorizada por muitas empresas que perceberam que é possível encontrar pessoas com a qualificação procurada.
                    Outra opção a esses profissionais são os cursos de graduação de curta duração ou tecnológicos, onde por um período de aproximadamente 24 meses, o profissional recebe um diploma de formação superior, com direito a inclusive ingressar em um curso de pós-graduação se assim desejar. Apesar desses cursos se proliferarem pelas faculdades e universidades do Brasil, alguns profissionais e empresas, na maioria das vezes por falta de informação, menosprezam profissionais formados nesses cursos.
                    Tão importante quanto ter uma formação técnica é ter habilidades e comportamentos que o mercado valorize, pois a formação não é tudo em um profissional. Assim, pense em como o seu marketing pessoal, sua capacidade de comunicação, seu trabalho em equipe, seu modo de lidar com problemas e seu equilíbrio emocional, para citar apenas algumas características, contribuem para seu sucesso profissional e aumentam a sua empregabilidade. Se você fizer isso terá diferenciais que o valorizarão no tão competitivo mercado de trabalho.

Fonte: Anderson Hernandes

Nenhum comentário: