Submarino

Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

O Novo Império Romano (continuação)

                    O Império Romano tinha uma forma interessante de conquistar os povos ao seu redor, alegando que eram  bárbaros, sem cultura, e que Roma era a luz para os povos, e iria levar civilização e liberdade a eles. Mas a verdade é que sempre houve interesse comercial ou militar por trás de todas suas conquistas. Cartago, por exemplo, dominava o comércio da época, e por isso havia interesse romano em dominar aquela região. Veja esse texto que retirei de "www.historianet.com.br": 

"Roma interessava-se pelo controle sobre a Sicília, grande produtora de trigo; terras da península Ibérica, produtora de prata e pelo controle do comércio que estava nas mãos dos cartagineses. Cartago pretendia aumentar seu raio de dominação econômica, desalojando os comerciantes gregos do Mediterrâneo. Os romanos venceram a Primeira Guerra Púnica (264 -- 241 a.C.) e passaram a dominar a Sicília, a Sardenha e a Córsega. No final do século venceram uma segunda Guerra Púnica ( 218 -- 201 a.C.) quando as tropas de Cipião, o africano derrotaram Aníbal, famoso general cartaginês, obrigando os derrotados a entregar sua frota de navios e a Espanha. Estava dominado o Mediterrâneo ocidental.
O exército fortaleceu-se, o comércio desenvolveu-se e gerou riquezas para Roma, que passou a atacar os estados Helenísticos do Mediterrâneo Oriental, aos poucos conquistados durante o século II a.C. A terceira Guerra Púnica (149 -- 146 a.C.) teve como pretexto o conflito entre os Cartago e a Numídia, aliada de Roma, foi responsável pela derrota definitiva de Cartago, e completamente arrasada pelos romanos, que passaram a dominar o Norte da África e escravizaram cerca de 40 mil homens." 


                    A idéia que prevalecia em Roma era uma idéia expansionista, "um imperador para um único império", império esse que deveria abranger todo o mundo conhecido da época. Os povos ao redor lutaram por sua liberdade, mas nunca puderam fazer frente ao poderio romano, ao exército profissional de Roma, que foi o primeiro exército treinado com disciplina e lealdade aos seus generais. Isso lembra muito um certo país... (continua...)

Nenhum comentário: