Submarino

Páginas

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Quem são os prisioneiros?

Apenas eu acho estranha essa preocupação exagerada com quem está DENTRO das celas, enquanto os que estão FORA dela ficam esquecidos? Direitos Humanos, educação, boa alimentação, tratamento melhor, mais espaço, todos esses fatores são cobrados quando se trata dos criminosos que encontram-se nos presídios brasileiros. Mas, e a população ameaçada lá fora? Autoridades preocupadas com criminosos que morreram dentro das celas. E o cidadão que morre todos os dias nas ruas, quem se importa com ele?

Cidadãos, trabalhadores, mulheres, crianças, jovens, famílias inteiras. Todos são vítimas desses mesmos criminosos. Comerciantes são obrigados a fechar as portas nos horários determinados pelos traficantes. Moradores de favelas vivem com medo. Policiais (os que são honestos) são ameaçados e mortos quando tentam fazer a coisa certa. Onde está o Estado?

SE o Governo quisesse, viveríamos em paz. SE o Governo quisesse, seriam os criminosos que teriam medo e pensariam muito bem antes de atacar cidadãos.SE o Governo quisesse, o tráfico seria eliminado. O problema é que há pessoas sendo beneficiadas dentro do sistema político. Há pessoas "da alta" ganhando seu quinhão com o tráfico de drogas. O sistema protege os bandidos porque há um ganho, há um lucro, um retorno sobre o investimento no crime.


Enquanto os criminosos que trabalham dentro do sistema e usam terno não forem eliminados, os traficantes e assaltantes continuarão mandando no país, exercendo o controle do tráfico de dentro das cadeias, fazendo de suas celas seus escritórios e mantendo a população com medo. Nós estamos aqui fora, mas somos prisioneiros do medo. Ouvimos todos os dias trabalhadores nas principais cidades do país dizendo que saem de manhã com medo de não voltar para casa à noite, devido à violência que impera nas ruas. Quando seremos livres? Quando os criminosos serão colocados em seu devido lugar, tratados como merecem? A educação é importante para aqueles que AINDA correm o risco de serem corrompidos pelos maus, mas para aqueles que já estão no crime, não há retorno para todos. Não adianta perder tempo com quem não quer mudar.

Nenhum comentário: